UOL Olimpíadas 2008 Notícias

13/08/2008 - 04h43

Brasileiras dão nova 'aula' de vôlei e batem 2ª grande rival, a Sérvia

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Após o jogo do Brasil contra a Rússia, na última segunda-feira, pelo torneio feminino de vôlei dos Jogos de Pequim, o técnico da seleção adversária afirmou que sua equipe levou uma aula de voleibol na partida. Pois foi exatamente o que se viu novamente no confronto desta quarta contra a Sérvia. Falhando apenas em alguns momentos na recepção, as brasileiras tiveram grande desempenho na defesa, nos contra-ataques e, principalmente, no bloqueio, vencendo a partida por 3 a 0, parciais de 25-15, 25-13 e 25-23.

Flávio Florido/UOL
Paula Pequeno foi o destaque brasileiro
na partida, com seis pontos de bloqueio
Flávio Florido/UOL
Brasil já derrotou dois de seus principais adversários nos Jogos: Rússia e Sérvia
VEJA IMAGENS DA PARTIDA
TABELA DO TORNEIO FEMININO
FOTOS DOS OUTROS JOGOS
MAIS NOTÍCIAS DE VÔLEI
CALENDÁRIO DA MODALIDADE
Com mais um êxito indiscutível, o Brasil, que está invicto e ainda não perdeu nenhum set na China, manteve-se na liderança do Grupo B com seis pontos, ao lado da Itália, também com 100% de aproveitamento. As duas equipes se enfrentam apenas no próximo domingo, pela última rodada da fase classificatória. Antes disso, na sexta-feira (à 1h de Brasília), as comandadas do técnico José Roberto Guimarães encaram o Cazaquistão.

Logo no início do primeiro set, uma eficiente seqüência de saques da ponteira Mari permitiu ao Brasil abrir quatro pontos de vantagem (7-3). Não demorou para que a vantagem crescesse, sobretudo com a ajuda das sérvias, que desperdiçaram muitos contra-ataques. Em uma bola colocada para fora pela oposta Brakocevic, o time verde-amarelo abriu cinco pontos (12-7).

Já no terço final do primeiro set, o Brasil conseguiu quatro pontos consecutivos, com dois erros sérvios e dois bloqueios perfeitos de Paula Pequeno, destaque da seleção neste fundamento no jogo de hoje. E com mais um ataque para fora das européias, as brasileiras fecharam com 25-15.

As jogadoras da Sérvia voltaram mais atentas para a segunda etapa, errando menos e conseguindo escapar do bloqueio. A equipe abriu 2-0, mas as brasileiras mantiveram o ritmo do set anterior e logo viraram, 3-2.

O equilíbrio entre os times permaneceu até o primeiro tempo técnico, mas no retorno à quadra, o time brasileiro voltou a deslanchar no placar. Em um ace de Sheilla, o combinado abriu sete pontos (12-5), diferença que ainda cresceu no restante do set até terminar em incríveis 12 pontos, com a parcial final de 25-13.

Visivelmente abaladas com o baile levado nos dois primeiros sets, as sérvias não conseguiram chegar nem perto do desempenho brasileiro no início do terceiro set. Logo de cara, o Brasil abriu 5-0 em uma boa seqüência de saques da central Walewska.

Com algumas marcações da arbitragem bastante contestadas pelas brasileiras, a Sérvia encostou no placar, reduzindo a diferença para um ponto (9-8). Mas não demorou para que o time de Zé Roberto retomasse o controle completo do set. Zé Roberto ainda colocou em quadra a meio Thaísa e a ponteira Sassá, e, em 24 minutos, o Brasil fechou a etapa final com 25-23.

Compartilhe: