UOL Olimpíadas 2008 Notícias

13/08/2008 - 04h36

Eduardo Santos bate italiano e fica a duas vitórias do 4º bronze brasileiro

Bruno Doro
Em Pequim (China)
O judoca Eduardo Santos não se abateu pela derrota nas quartas-de-final e continua na briga pela medalha de bronze olímpica. Com um lindo ippon sobre o italiano Roberto Meloni, ele se classificou para a final da repescagem e está a duas vitórias de conquistar o quarto bronze brasileiro em Pequim.

Kim Kyung-Hoon/Reuters
Sem ser favorito, Eduardo mostrou excelente rendimento ao longo do torneio
MAIS FOTOS DA MODALIDADE NO DIA
MAYRA PERDE LOGO NA ESTRÉIA
O paulista teve facilidade para conseguir a pegada alta no início do duelo apesar de encontrar problemas para entrar os golpes devido à postura defensiva de Meloni. Após dois minutos de combate, ele arriscou e acertou bela projeção, que lhe rendeu o ippon.

O judoca brasileiro mostrava excelente forma até a terceira rodada. Em sua estréia, ele teve boa vitória sobre o chinês Yanzhu He, conquistada com um ippon de uchi-mata. Já na segunda luta, ele bateu o venezuelano José Camacho também pela pontuação máxima logo no primeiro minuto.

Até mesmo nas quartas-de-final, Eduardo esteve bem. Com uma postura mais ofensiva que o francês Matthieu Dafreville, ele esteve melhor no duelo até os instantes finais, quando sofreu a queda e acabou imobilizado pelo adversário europeu.

Até o quinto dia da disputa do judô em Pequim, nenhum brasileiro passou das quartas-de-final. Os três medalhistas de bronze, Leandro Guilheiro, Tiago Camilo e Ketleyn Quadros ficaram a uma luta da semifinal, mas também foram derrotados nesta fase e precisaram ir à repescagem.

Desconhecido do grande público, Eduardo teve rápida ascensão no esporte nos últimos anos e entrou para a seleção brasileira após ter maior sucesso no circuito europeu que o reserva Hugo Pessanha. Seu melhor resultado na temporada até o momento foi o sétimo lugar na Copa do Mundo de Praga, na República Tcheca.

Compartilhe: