UOL Olimpíadas 2008 Notícias

12/08/2008 - 15h36

"Massa e pizza" servem de combustível para Phelps rumo a recordes

Das agências internacionais
Em Pequim (CHN)
Além de suas magistrais atuações no "Cubo d'Água", os dias do nadador norte-americano Michael Phelps na China transcorrem entre massagens, banhos de água gelada, sono e comida, de preferência com muita caloria. O esforço gastronômico serve para que o astro acumule energia para as provas em Pequim.

Michael Phelps mostra muita vibração após ganhar o ouro no revezamento 4 x 100 m
RECORDE NOS 200 M LIVRE
DERROTA EM 2004 MOTIVOU PHELPS
NATAÇÃO NA OLIMPÍADA DE PEQUIM
"Estou comendo muita massa e pizza, muito carboidrato", disse Phelps nesta terça-feira em uma entrevista coletiva à imprensa, após conquistar sua terceira medalha de ouro em três dias e com três recordes mundiais.

O norte-americano busca históricas oito medalhas de ouro para superar a marca do compatriota Mark Spitz, que há 36 anos obteve sete nos Jogos de Munique-1972.

Para chegar a essa façanha, Phelps terá que nadar 17 vezes em nove dias de competição. E precisa de descanso e calorias suficientes para agüentar a maratona.

"Tenho dormido e comido tudo o que posso", disse a estrela, que divide o quarto com outros cinco companheiros na Vila Olímpica. "Levanto entre 04h30 e 05h a cada manhã, depois durmo outra vez por meia hora", explicou.

A idolatria a Phelps foi uma das razões para que as finais da natação fossem marcadas para o período da manhã no horário chinês. A rede de TV norte-americana NBC pressionou pela mudança para que os norte-americanos acompanhassem o nadador em ação nas finais em seus televisores em horário nobre.

"Tento me recuperar o máximo que posso. Sei que isso será crucial nos próximos dias", disse o nadador de Baltimore, que apesar de ter a noite desta terça-feira livre tem três provas de fogo na quarta-feira: a final dos 200 m borboleta, a final do revezamento 4x200 m medley e séries de 200 m medley.

Encontrar tempo para descansar tem sido difícil. O atleta recebe várias mensagens de texto enviadas por seus amigos em horários muito diferentes.

"Recebi mensagens durante todo o dia na terça-feira após o revezamento, alguns me diziam que não conseguiam dormir porque estavam muito felizes, alguns me perguntavam se eu estava descansando", explicou.

Em sua participação na Olimpíada deste ano, Phelps já conquistou o ouro nos 400 m medley, no revezamento 4 x 100 m livre e nos 200 m livre. Com mais um triunfo, ele se transforma no atleta com o maior número de ouros na história dos Jogos.

Para bater o recorde de Spitz, Phelps ainda precisa vencer os 100 m e 200 m borboleta, os 200 m medley e os revezamentos 4x200 m livre e 4x100 m medley. E haja combustível para isso.

Compartilhe: