UOL Olimpíadas 2008 Notícias

12/08/2008 - 11h03

Federer perde seis games para 'desconhecido', mas avança às oitavas

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Diante de um adversário desconhecido do grande público, Roger Federer teve mais dificuldade que o esperado, mas cumpriu seu dever e se classificou para as oitavas-de-final dos Jogos Olímpicos de Pequim. O suíço encarou Rafael Arevalo, do El Salvador, e garantiu a vitória por 2 sets a 0, com parciais de 6-2 e 6-4.

Com o resultado, Federer enfrenta na terceira rodada uma figura bem mais tarimbada no circuito mundial: o tcheco Tomas Berdych. Atual número 20 do mundo, ele superou o italiano Andréas Seppi mais cedo nesta terça-feira por 2 sets a 0 para avançar na competição.

Rafael Arevalo, número 447 no ranking da ATP, conseguiu a vaga nas Olimpíadas após receber um convite Federação Internacional do Tênis (ITF). A entidade justificou sua entrada afirmando que desejava dar uma oportunidade a países com pouca representatividade no esporte. Komlavi Loglo, do Togo, recebeu o mesmo convite.

O tenista salvadorenho, no entanto, não é tão desconhecido assim da torcida brasileira. Isso porque ele foi o adversário facilmente derrotado por Flávio Saretta nas oitavas-de-final dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro. Sem mostrar muita resistência, ele foi superado pelo paulista medalha de ouro do evento por 2 sets a 0.

Nesta terça-feira, Arevalo esteve disposto a dar o maior trabalho possível a Roger Federer. O jogador comemorava bastante os pontos que conquistava, mas isso não foi o suficiente para frear o suíço, que adotou uma postura ofensiva na disputa dos pontos e assegurou o triunfo mesmo com muitos erros não-forçados.

Antes de começar a disputar o torneio em Pequim, Federer somou resultados negativos nos Masters Series de Toronto e Cincinnati, o que lhe custou a liderança do ranking da ATP para Rafael Nadal. Apesar disso, o tenista parece estar com ânimo melhor nas Olimpíadas até o momento, mostrando mais disposição nos jogos.

Compartilhe: