UOL Olimpíadas 2008 Notícias

12/08/2008 - 08h04

Pau Gasol supera Yao Ming; Espanha vence China no basquete

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O combate entre os pivôs Pau Gasol e Yao Ming foi um legítimo embate entre a técnica e a força. A Espanha respeitou o adversário, que abriu vantagem e seguiu na frente até o último quarto, mas com muito conjunto, os campeões mundiais viraram a partida na prorrogação e derrotaram a China por 85 a 75, na segunda rodada do basquete masculino em Pequim.

Dusan Vranic/AP
Pau Gasol (D) superou o rival Yao Ming e liderou a virada espanhola contra a China
VEJA IMAGENS DA RODADA
VEJA O QUADRO DE MEDALHAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE PEQUIM-2008
A torcida chinesa na Arena de Wukesong pedia uma vitória à sua seleção, que sofreu uma derrota na estréia contra os Estados Unidos. O astro Yao Ming, com uma enterrada, anunciou o combate que viria pela frente. Rudy Fernández, em boa roubada, chegou sozinho para enterrar e pôr a Espanha em pequena vantagem no início do jogo.

No segundo quarto a China conseguiu reverter o placar, abusando dos arremessos de três pontos. Os donos da casa abriram nove pontos fechando a primeira metade do jogo em 46 a 37.

A Espanha parecia atrapalhada em quadra, perdendo bolas e diferindo muito do time que venceu a Grécia com tranqüilidade na estréia. Os erros deram a oportunidade à China de dominar a partida, e a vantagem de dez pontos se estabeleceu durante a seqüência do jogo.

Pau Gasol, visivelmente decidido a chamar para si a responsabilidade do desempenho espanhol, fez vários lances de habilidade, além de se encarregar da marcação de Yao Ming no garrafão espanhol. O pivô da Espanha foi o herói do jogo, cestinha com 29 pontos.

Rudy Fernández, em boa partida, fez belas assistências para Gasol no ataque, e a Espanha com maturidade reconstruiu seu jogo, assustando a equipe chinesa no último quarto.

Faltando dois minutos para o final, a Espanha empatou em cesta de três pontos de Navarro. Marc Gasol, em jogada individual para cima de Yao Ming, empatou o jogo faltando 19 segundos. Sem alteração no placar, a partida foi para prorrogação.


Pau Gasol, em jogada para cima de Yao Ming conseguiu dois pontos e sofreu falta, quinta do pivô chinês, que deixou a quadra por atingir o limite de faltas pessoais. Foi como se o confronto individual entre os dois jogadores representasse a realidade do jogo. A Espanha estava viva, e a China fora de combate. Os espanhóis abriram dez pontos, a maior distância até então sobre os adversários, e saíram vitoriosos.

A China terá a chance de se recuperar no grupo B contra Angola, na próxima rodada. Os espanhóis encaram a seleção da Alemanha, que nesta terça-feira foi derrotada pela Croácia. Os jogos acontecem na madrugada da próxima quinta (horário de Brasília).

Compartilhe: