UOL Olimpíadas 2008 Notícias

12/08/2008 - 03h33

Após 'susto' inicial, EUA vencem a Itália no vôlei masculino

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Atuais campeões da Liga Mundial, os Estados Unidos tiveram mais um teste duro no torneio olímpico de vôlei masculino, nesta terça-feira. Contra a tradicional Itália, os americanos encontraram dificuldades no primeiro set, mas conseguiram se recuperar e vencer a partida por 3 sets a 1, com parciais de 24-26, 25-22, 25-15 e 25-21. Esta foi a segunda vitória da equipe nas Olimpíadas de Pequim.

Valdrin Xhemaj/EFE
Itália, de Fei, começou bem, mas se perdeu no restante do jogo e acabou derrotada
VEJA FOTOS DA RODADA
MAIS SOBRE A MODALIDADE
CONFIRMA CHAVE DO TORNEIO
Mesmo embalados com o título conquistado no Rio de Janeiro, os Estados Unidos também tiveram dificuldades contra a Venezuela, na estréia da competição. A equipe americana venceu os sul-americanos por apertados 3 sets a 2. A Itália, por sua vez, conheceu a sua primeira derrota no torneio. Os europeus haviam vencido o Japão na estréia (3 sets a 1).

Equilibrado, o primeiro set começou com as duas equipes se alternando no comando do placar. No entanto, nem Itália nem Estados Unidos conseguiram abrir grande vantagem. A divisão de forças se manteve até o final do set, quando os europeus conseguiram melhor aproveitamento, para conquistar a vitória por 26 a 24, após 30min de jogo.

O time dos Estados Unidos melhorou na segunda parcial do confronto. Com bom aproveitamento de Stanley no ataque, os americanos dominaram a primeira metade do set. No final da parcial, a Itália conseguiu se recuperar e encostou no placar (21-20). O técnico americano percebeu o momento crítico da sua equipe, parou o jogo e a conversa deu resultado. Os EUA voltaram melhor e fecharam em 25 a 22.

A Itália se perdeu depois da derrota no segundo set. Desconcentrados, os europeus deixaram os EUA dominarem as ações e o placar. Os americanos chegaram a abrir sete pontos (14-7), ao aproveitarem seguidos erros de ataque dos italianos.

A vantagem aumentou ainda mais na segunda metade da parcial. Na maior folga conquistada na partida, os EUA chegaram a marcar 20 a 9. A partir de então, a equipe americana apenas administrou a vantagem para vencer o set por 25 a 15.

O panorama do jogo não mudou no quarto set do confronto. Com grandes ataques de Priddy, os EUA mantiveram o domínio no início do set (8-5). Os americanos seguiram confiantes no jogo e, sem ter que forçar demais o jogo, abriram 18 a 13. A Itália não conseguiu se recuperar e, longe de ter mostrado o desempenho do primeiro set, perdeu a parcial, por 25 a 21, e o jogo.

Compartilhe: