UOL Olimpíadas 2008 Notícias

11/08/2008 - 07h29

Guilheiro passa pela repescagem e também luta por medalha em Pequim

Bruno Doro
Em Pequim (China)
O brasileiro Leandro Guilheiro venceu na manhã desta segunda-feira o ucraniano Gennadii Bilodid e foi campeão da repescagem dos leves (73 kg). Com isso, ele acompanha a brasiliense Ketleyn Quadros, que minutos antes venceu a sua repescagem e vai lutar pelo bronze na categoria até 57 kg.

A luta começou tensa, com os dois se estudando e trocando pegadas. O brasileiro não consegui encaixar golpes contra o uzbeque, em postura sempre defensiva. A 3min de luta, a arbitragem puniu os dois lutadores, por falta de combatividade.

A punição não mudou a postura de Bilodid, que seguiu evitando o combate. Com isso, os juízes aplicaram mais três punições ao rival de Guilheiro e o brasileiro avançou.

No total, Guilheiro venceu sua quarta luta nas Olimpíadas. Antes, ele tinha batido na semifinal da chave dos derrotados Shokir Miminov, do Uzbequistão. Ainda na chave principal, ele tinha passado pelo argentino Mariano Bertolotti, nas faltas, e pelo sul-africano Marlon August, por ippon.

A derrota veio para o campeão mundial Ki Chun Wang, no golden score. Na semifinal, o sul-coreano enfrenta Rasul Boqiev, do Tadjiquistão - a outra vaga será decidida por Ali Malomat, do Irã, e Elnur Mammadli, do Azerbaijão.

Contra Wang, Guilheiro sucumbiu ao poder do jovem coreano, de apenas 19 anos. Ele até começou bem, dominou a pegada e fez boas entradas por baixo. Atento aos golpes de Wang, Guilheiro se mostrou mais à vontade na luta. A partir do terceiro minuto, o sul-coreano começou a abrir o jogo e a soltar mais golpes.

Mesmo com os dois judocas adotando uma postura ofensiva, nenhum deles conseguiu pontuar nos cinco primeiros minutos. Com o empate, a luta foi para o golden score, e Wang foi melhor, quase jogando o brasileiro em duas oportunidades. Depois disso, o campeão mundial conquistou um waza-ari no segundo minuto com uma catada na perna e venceu a disputa.

Guilheiro foi o primeiro judoca brasileiro a vencer mais de uma luta nos Jogos Olímpicos de Pequim. Antes, o ligeiro Denílson Lourenço e o meio-leve João Derly foram derrotados na segunda rodada por atletas pouco conhecidos e não conseguiram ir à repescagem.

Compartilhe: