UOL Olimpíadas 2008 Notícias

11/08/2008 - 07h28

No basquete, Belarus conquista primeira vitória sobre a Letônia

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Belarus e Letônia buscavam a recuperação após estréias com derrota pelo grupo A. Com atuação perfeita da estrela Yelena Leuchanka, as bielo-russas conquistaram a primeira vitória em Pequim-2008, por 80 a 57.

Filippo Monteforte/AFP
A pivô Yelena Leuchanka comemora a vitória sobre a Letônia com a colega Troina
AS IMAGENS DA RODADA
ÚLTIMAS DE PEQUIM-2008
O início foi equilibrado, mas Belarus soube levar o jogo e venceu em cima do cansaço e dos erros por vezes bobos do time da Letônia. A pivô Leuchanka, cestinha com 22 pontos, abriu o placar para as bielo-russas. Gunta Basko respondeu para as letãs, e o quarto seguiu equilibrado até o fim, fechando em 20 a 21, com vantagem bielo-russa.

O segundo quarto seguiu com placar apertado como o primeiro. A bielo-russa Masilionene fez bela ponte aérea, com assistência de Padabed. As defesas atuaram com equilíbrio, 13 rebotes defensivos para a Letônia e 12 para Belarus. No ataque da Letônia, destaque para Gunta Basko, que na metade do jogo já havia convertido 17 pontos.

Mesmo com a boa atuação da ala, a Letônia pontuou menos no período, e Belarus abriu pequena vantagem de cinco pontos, fechando o segundo quarto em 40 a 35.

Belarus começou a ditar o ritmo do jogo no terceiro quarto. Leuchanka girou e infiltrou-se no garrafão adversário, deixando sua equipe sete pontos à frente. Aproveitando as falhas na defesa letã, Belarus chegou a abrir 19 pontos, aproveitando bem os arremessos. Os rebotes das bielo-russas deram à equipe o domínio da partida, mantendo a bola no garrafão letã.

A seleção da Letônia não conseguiu mais conter o ataque bielo-russo no quarto final. Leuchanka, com 64% de aproveitamento nos arremessos de dois pontos, manteve Belarus na frente. Após roubada de bola, Kress fez a ligação com Natallia Marchanka, que converteu e pôs a equipe 21 pontos à frente, com pouco mais de um minuto para o fim.

A Letônia ainda descontou com Jekabsone, em lance de três pontos, mas o jogo estava definindo. Vitória de Belarus, que encara a equipe da Rússia, na próxima terça, às 22h (horário de Brasília). A Letônia, ainda sem vencer, joga contra o Brasil na terceira rodada.

Compartilhe: