UOL Olimpíadas 2008 Notícias

11/08/2008 - 06h53

Bimba começa mal e fica em 7º geral no primeiro dia da RS:X

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Ricardo Winicki, o Bimba, não conseguiu começar bem a disputa da classe RS:X nos Jogos Olímpicos de Pequim. Passadas as duas primeiras regatas em Qingdao, o brasileiro campeão mundial de 2007 ocupa apenas a sétima colocação geral com 18 pontos, 14 a mais do que o líder Shahar Zubari, de Israel, vencedor da primeira tomada.

Na primeira regata da antiga classe Mistral, Bimba foi o modesto 12º colocado. O brasileiro cruzou a primeira marcação em oitavo e, na seqüência, subiu uma posição. Foi seu único bom momento na prova. Na terceira bóia, Bimba já era o nono e não parou mais de perder posições até a última passagem.

Bimba conseguiu se recuperar na segunda regata, mas passou longe de mostrar o que o colocou entre os favoritos da categoria. O brasileiro foi sexto colocado, depois de ter chegado a quarta colocação na segunda marcação. O destaque da prova foi o francês Julien Bontemps, que liderou de ponta a ponta.

A terceira Olimpíada de Bimba começa de forma totalmente diferente da primeira. Em Atenas-04, ele liderou praticamente toda a disputa de prancha à vela e, na última regata, deixou escapar ouro, prata e bronze terminando no quarto lugar.

No feminino, Patrícia Freitas teve uma participação discreta. A brasileira contornou a primeira marcação na 11ª colocação na primeira regata. Mas, depois, foi perdendo posições até encerrar a prova em 20º. Na seqüência, ficou em 14º e terminou o dia na 17ª posição.

A terceira regata da RS:X está marcada para esta terça, às 2h (de Brasília). Ao todo, 10 provas serão disputadas até a final que acontece no próximo dia 20.

Na 49er, André Fonseca e Rodrigo Duarte estão na sétima colocação após seis regatas. Na primeira disputa do dia, os brasileiros começaram bem, contornando a primeira bóia em quarto, mas não conseguiram manter o ritmo até o final, fechando em nono. No entanto, após serem décimo na prova cinco, conseguiram se recuperar e encerraram a derradeira tomada desta segunda-feira no quarto lugar.

Fernanda Oliveira e Isabel Swan fecharam no 16º lugar a disputa da segunda regata da classe 470 feminino. As brasileiras não fizeram uma boa prova e tiveram destaque somente durante a passagem da primeira para a segunda marcação, aonde chegaram a ganhar três posições para ficarem em oitavo. Sem conseguir manter o ritmo, terminaram a disputa a 1min50 das líderes holandesas. Antes, haviam ficado na 12ª posição.

Na 470 masculino, Fábio Pillar e Samuel Albrecht foram desclassificados na segunda regata da classe por terem queimado largada. Eles haviam sido nono colocados na primeira prova desta segunda-feira.

Compartilhe: