UOL Olimpíadas 2008 Notícias

11/08/2008 - 15h16

Única brasileira na luta olímpica, Zanza tem chances de medalha

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Representante única do Brasil na disputa por uma medalha na luta olímpica em Pequim, Rosângela Conceição, a Zanza, tem possibilidades de conquistar um pódio para o país nas Olimpíadas. Apesar de desconhecida entre a maioria dos brasileiros, da mesma forma que a modalidade, Zanza está bem cotada entre os meios de comunicação internacionais especializados no esporte.

Eduardo Knapp/Folha Imagem
Rosângela Conceição, a Zanza, é a única representante brasileira na luta em Pequim
SAIBA MAIS SOBRE A MODALIDADE
CALENDÁRIO DO ESPORTE NA CHINA
LEIA NOTÍCIAS DAS OLIMPÍADAS
A revista The Mat destaca que a brasileira é uma atleta talentosa e que tem chances de medalha na categoria até 72kg. Zanza confia na preparação feita para as Olimpíadas e indica que o físico será fundamental para ter sucesso na competição.

"Estou confiante no meu treinamento e principalmente no preparo físico. Na luta é muito importante estar com o pulmão em dia e em relação a isso posso ficar tranqüila. Agora preciso colocar o que treinei em prática nas Olimpíadas", afirmou.

Presente nas Olimpíadas desde 1896, a luta olímpica está dividida em greco-romana e livre. Na luta greco-romana, é proibido o uso das pernas, ou seja, o atleta deve usar apenas a parte superior para deslocar, erguer e derrubar o adversário. Na luta livre, os golpes com as pernas são permitidos. Exceção feita às tesouras, golpe que não deve ser aplicado.

Outras regras, no entanto, são comuns nas duas categorias. Além das normas gerais da competição, existem algumas condutas de higiene que devem ser respeitadas. As unhas devem estar cortadas, os cabelos dos atletas devem estar cortados ou amarrados e a barba tem que estar bem feita. Além disso, os atletas devem estar secos ao entrar no tablado, para que não haja dificuldades para que o oponente derrube o adversário.

Cada combate consiste em dois rounds de 3min de duração cada um, com um intervalo de 30s entre eles. Quando um dos lutadores, tanto na luta greco-romana, quanto na luta livre, conseguir fixar os ombros do adversário no chão, é caracterizada uma queda, ou seja, o autor do golpe é, automaticamente, declarado vencedor.

A luta também pode ser definida por pontos. Conforme o grau de dificuldade de cada golpe, o lutador soma pontos de 1 a 5. Se conseguir uma vantagem de dez ou mais pontos, vence a luta. A dificuldade do movimento feito pelos atletas no combate é julgada por três juízes, sendo que apenas o mediador fica no tablado.

A área de combate é um tapete quadrado de 8 metros de lado com no máximo 10 centímetros de espessura, situado no centro de uma plataforma de 12 por 12 metros e de 0,90 a 1,10 metro de altura.

Compartilhe: