UOL Olimpíadas 2008 Notícias

11/08/2008 - 05h22

Coréia do Sul luta, mas Rússia leva a melhor em duelo no basquete

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Depois de três quartos em desvantagem, a Coréia do Sul mostrou sua força para virar o jogo sobre a Rússia, em jogo pelo grupo A, no basquete feminino. A experiência das russas, no entanto, prevaleceu no final da partida, e elas venceram as sul-coreanas por 77 a 72.

Lucy Nicholson/Reuters
Korstin (E) marcou os últimos pontos na vitória contra a Coréia do Sul, pelo grupo A
AS IMAGENS DA RODADA
ÚLTIMAS DE PEQUIM-2008
O time sul-coreano, que estreou com vitória sobre a seleção brasileira, não deixou a Rússia se distanciar no marcador no início da partida. Quando a ala-pivô Tatiana Schegoleva marcou 11 a 2, o técnico Jung Duk Hwa pediu tempo, esfriando o jogo. No retorno, a pivô Younah Choi fez cinco pontos em dois lances e diminuiu a vantagem russa.

Em jogada com a ala Beon, que converteu três pontos, a Coréia do Sul encostou nas adversárias, mas a Rússia, com as pivôs Shchegoleva e Stepanova, ampliou e fechou em 24 a 15.

A Coréia do Sul persistiu e encostou na Rússia no segundo quarto. Em jogada da dupla Choi-Beon, principais jogadoras da equipe sul-coreana, o jogo ficou empatado. A Rússia, dominando os rebotes (15 a 5 na primeira metade do jogo), se recuperou e fechou em pequena vantagem: 37 a 35.

Depois da vitória parcial no segundo quarto (20 a 13), a virada sul-coreana veio com Beon, em lance de três pontos. Em duas jogadas de Sunmin Jung, as russas se viram cinco pontos atrás no marcador, em três minutos de jogo no terceiro quarto. A liderança ainda trocou quatro vezes de mãos e acabou com a Coréia do Sul, novamente em lance de três pontos de Choi, em cima do cronômetro zerado.


Estava claro que o vencedor seria o time de maior frieza no confronto entre Rússia e Coréia do Sul. Nenhuma das duas equipes parecia querer dar o braço a torcer. Shchegoleva igualou o placar com um minuto de jogo no último quarto, e a partir daí a vitória foi disputada lance a lance. Passados oito minutos, a diferença entre os times não superava um ponto. A cada bola que caía, a torcida vibrava.

Faltando um minuto para o fim, dois lances livres desperdiçados por Kweryong Kim pareceram pôr tudo a perder. A Coréia pediu tempo, com a Rússia três pontos à frente. Na reposição, o nervosismo sul-coreano resultou numa falta de ataque que deu dois lances para a russa Korstin, que converteu, e assegurou a vitória da sua equipe depois de um impressionante duelo na Arena de Wukesong, palco do basquete em Pequim.

Compartilhe: