UOL Olimpíadas 2008 Notícias

11/08/2008 - 04h47

China confirma hegemonia e leva 2º ouro nos saltos ornamentais

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A China mostrou novamente que é o país a ser batido nos saltos ornamentais nas Olimpíadas de Pequim. Nesta segunda-feira, a nação conquistou o segundo ouro na modalidade, agora com Yue Lin e Liang Huo no salto sincronizado da plataforma masculina de 10 m, com 468.18 pontos. A Alemanha surpreendeu a Rússia no final e levou a prata, totalizando 450.42 pontos. Os russos foram bronze ao fecharem com a pontuação de 445.26.

Neste domingo, a China já havia levado ouro no salto sincronizado da plataforma de 10 m feminina com Jingjing Guo e Minxia Wu, que venceram a prova com 19,89 pontos de diferença para a segunda colocada Rússia.

Os saltadores chineses Lin e Huo foram melhores em quase todas as seis séries de salto, com exceção da quinta e da sexta rodadas. Na primeira delas, enquanto Austrália, Reino Unido e Alemanha terminavam empatadas e a Rússia confirmava a segunda colocação, a China já abria uma diferença de 3,60 pontos.

Na segunda série, a China continuou na frente, seguida pelos alemães, que com um salto de 54,00 deixaram para trás australianos e ingleses. A classificação seguiu nessa ordem até a quarta rodada. Os alemães preferiram não arriscar na dificuldade do salto e cravaram 71,28. Já os norte-americanos Thomas Finchum e David Boudia aumentaram a dificuldade do salto e finalizaram com 82,62, assumindo a terceira posição, na briga pelo bronze.

Enquanto os chineses continuavam soberanos, a disputa pela prata, que já parecia garantida, e pelo bronze esquentaram. Os russos executaram um salto considerado "não satisfatório" pela arbitragem e marcaram apenas 70,38. A Alemanha, além de dar o "troco" nos Estados Unidos, encostou na Rússia com um salto de 88,74 e trouxe junto a Austrália, que executou o melhor salto com 89,64 contra 86,70 da China.

A última série foi acirrada. A Austrália abriu a rodada com um salto de 92,34 e tomou a vice-liderança da Rússia. Porém os alemães não só recuperaram a terceira colocação como ascenderam à vice-liderança com um salto de 96,90 - o melhor desta série, surpreendendo os russos que fizeram 90,06 e levaram o bronze.

Compartilhe: