UOL Olimpíadas 2008 Notícias

11/08/2008 - 03h34

Hungria bate Holanda na estréia do pólo aquático feminino

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Apesar de não ter a força da seleção masculina na modalidade, atual bicampeã olímpica, a Hungria derrotou a Holanda por 11 a 9 na partida que abriu o pólo aquático feminino nos Jogos Olímpicos de Pequim. As holandesas voltaram a disputar a modalidade após ficarem fora das Olimpíadas de Atenas-2004.

A disputa entre as duas seleções européias foi equilibrada do início ao fim. No primeiro período, nenhuma das equipes conseguiu abrir vantagem e o placar terminou em 3 a 3. Com um gol logo no início, as húngaras conseguiram manter a vantagem no placar e terminaram na frente ao final da primeira etapa: 6 a 5.

No segundo tempo, a situação se repetiu. A Hungria foi um pouco melhor no terceiro período e conseguiu fechar com uma vantagem de 10 a 8. O quarto e último período foi marcado pelo lado defensivo de ambas as equipes, justificando o placar de 1 a 1. Em Pequim, nem Hungria nem Holanda são apontadas como favoritas à medalha.

Na última edição dos Jogos Olímpicos, em Atenas-2004, a seleção feminina da Hungria não chegou nem perto do desempenho da masculina. As húngaras terminaram a competição perdendo para a Rússia por 12 a 11, na disputa do quinto lugar.

A última partida entre Holanda e Hungria pelo pólo aquático em Olimpíadas aconteceu nos Jogos de Atlanta-1996. Na ocasião, as húngaras derrotaram as holandesas na fase de classificação, terminando na primeira posição do grupo com cinco vitórias em cinco partidas. Apesar do favoritismo ao pódio, a Hungria acabou derrotada para a Espanha na semifinal e ainda perdeu o bronze para a Itália.

Ao contrário do masculino, que é disputado em dois grupos de seis seleções, o pólo aquático feminino conta com quatro nações divididas em dois grupos. Tanto na modalidade masculina quanto na feminina, a hegemonia é européia.

Compartilhe: