UOL Olimpíadas 2008 Notícias

10/08/2008 - 23h53

Após revés na estréia, Espanha bate Nova Zelândia no basquete

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A Espanha entrou em quadra buscando uma recuperação no grupo B, depois da derrota para a China na estréia olímpica. Bem estruturada principalmente na defesa, a equipe parou o ataque neozelandês e liderou desde o primeiro quarto. Na partida de abertura da segunda rodada do basquete feminino em Pequim, vitória espanhola por 85 a 62.

Antonio Scorza/AFP
Nicholls (E) e Torrens (D) pressionam. Defesa espanhola garantiu primeira vitória
AS IMAGENS DA SEGUNDA RODADA
O CALENDÁRIO DO BASQUETE
CLASSIFICAÇÃO DO GRUPO B
Pontuando em bons lances na armação de Laia Palau com a ala-pivô Montañana e a jovem Alba Torrens, de 18 anos, a Espanha abriu vantagem no início do jogo e terminou o primeiro período vencendo por 18 a 7.

A Espanha ampliou a vantagem e terminou o segundo quarto 13 pontos à frente. A defesa fechada obrigou o ataque da Nova Zelândia a forçar nas infiltrações, e após sua segunda falta no período a pivô Wallbutton foi para o banco.

A armadora Marino impôs velocidade, mas, com 1,66 m, ficou em desvantagem nas jogadas individuais com a marcação alta de Torrens e da estrela Amaya Valdemoro, ala de 1,81 m. A ala Isabel Sanchez foi a cestinha até a metade do jogo, com 11 pontos, num total de 40 da Espanha.

A neozelandesa Lisa Wallbutton voltou ao jogo com três minutos do terceiro quarto. Com a pivô, o ataque da Nova Zelândia se fortaleceu e chegou em lances com Marino e Jilian Harmon, cestinha da partida com 22 pontos.

No outro garrafão, a ofensiva espanhola seguiu com Valdemoro, e boas trocas de passe entre a armadora Elisa Aguilar e a ala-pivô Tamara Abalde, outra das novatas espanholas, de 19 anos. O quarto foi o mais equilibrado, terminando com 20 a 20 no placar parcial.


Kerr, que esteve no time da Nova Zelândia em Atenas-2004, entrou no último período com a missão de puxar o ataque. Pontuou no primeiro arremesso, mas entregou bolas de graça em duas oportunidades, se deixando desarmar por Sanchez e depois Torrens. Na jogada entre Sanchez e Valdemoro, a Espanha abriu 15 pontos.

A um minuto do final, Sanchez em jogada individual pôs sua equipe 20 pontos à frente pela primeira vez, dando tranqüilidade para a seleção espanhola consolidar sua primeira vitória no torneio olímpico. O próximo adversário será a República Tcheca. A Nova Zelândia enfrenta as donas da casa na terceira rodada do grupo B, a partir das 22h desta terça-feira.

Compartilhe: