UOL Olimpíadas 2008 Notícias

10/08/2008 - 23h37

Japonês Kosuke Kitajima é ouro com novo recorde mundial dos 100 m peito

Do UOL Esporte
Em São Paulo *
Mais um recorde da natação foi derrubado neste domingo, desta vez na disputa da final dos 100 m peito. O japonês Kosuke Kitajima se sagrou bicampeão olímpico e de quebra bateu a melhor marca mundial, sendo o primeiro nadador a baixar dos 59 segundos.

Jason Reed/Reuters
Bicampeão olímpico, Kitajima bateu até recorde mundial na final dos 100 m peito
PHELPS É OURO NO REVEZAMENTO
ADLINGTON VENCE COM ARRANCADA
GABRIELLA É SÉTIMA NA FINAL
CONFIRA O PERFIL DA BRASILEIRA
Kitajima liderou a prova e cravou 58s91 para ficar com a vitória. Completaram o pódio, respectivamente, Alexander Dale Oen, da Noruega, que marcou 59s20, e o francês Hugues Duboscq, com o tempo de 59s37.

O antigo recorde da distância era detido pelo norte-americano Brendan Hansen. No dia 1 de agosto de 2006, na cidade de Irvine (EUA), o nadador fez 59s13.

A decepção ficou com a má apresentação do norte-americano Brendan Hansen. Sensação na seletiva de seu país e grande rival de Kitajima, Hansen sequer conseguiu um lugar no pódio e foi o quarto colocado da prova, com o tempo de 59s57.

Nesta segunda-feira em Pequim, Kitajima se tornou o primeiro nadador da história a baixar a marca dos 59 segundos. "Só me concentrei em mim mesmo", disse o nadador japonês ao sair da piscina, claramente satisfeito.

Kitajima, que havia declarado antes das Olimpíadas que não voltaria ao país se falhasse no objetivo de conquistar o ouro olímpico, se envolveu na polêmica sobre o uso do maiô LZR.

O Comitê Olímpico Japonês tem como tradição usar somente marcas de seu país por contrato, mas o avanço que significa o LZR permitiu pela primeira vez o uso de uma marca estrangeira.

Durante o Campeonato Japonês, poucos meses antes dos Jogos Olímpicos, Kitajima protestou para que os nadadores tivessem liberdade para escolher o maiô, o que depois foi permitido pelo comitê japonês.

* Atualizada às 3h40

Compartilhe: