UOL Olimpíadas 2008 Notícias

10/08/2008 - 12h34

Daiane dos Santos quer 'outra história' em sua segunda final olímpica

Lello Lopes
Em Pequim (China)
A final dos Jogos Olímpicos de Atenas ainda está viva na memória. Daiane dos Santos, favorita ao ouro na prova de solo da ginástica artística, pisa duas vezes fora da área de competição e termina com um amargo quinto lugar.

Quatro anos depois, a mesma Daiane, ao som do mesmo 'Brasileirinho', volta a disputar uma final olímpica no solo. Mas agora a atleta espera ver um final diferente para esta história.

"Tomara que esta história seja melhor que a outra. Acho que agora eu tenho que entrar mais tranqüila, não querendo resolver tudo de uma vez. Já sei que a ansiedade atrapalha. Agora estou quatro anos mais experiente", disse a ginasta.

Daiane conquistou a vaga na final do solo da ginástica artística ao terminar a fase de classificação em quinto lugar. A atleta tirou nota 15,275 na competição realizada na noite deste domingo no Ginásio Nacional de Pequim.

Com 25 anos de idade, Daiane deve fazer nos Jogos de Pequim a sua despedida em grandes eventos esportivos. "Tomara que a medalhinha venha agora", disse, em um animado bate-papo com jornalistas após a prova eliminatória.

Atleta experiente, Daiane vai competir também na final por equipes. E ela serve como uma espécie de tutora das ginastas mais novas. Após a classificação do Brasil, a gaúcha conversou com as companheiras.

"Disse que a gente vai fazer bem melhor do que fez hoje. As meninas que erraram na trave precisam acertar na final", contou Daiane.

Para a final do solo, no próximo domingo, Daiane acredita que precisa melhorar as cravadas nas aterrissagens das acrobacias. Assim, ela vai evitar a repetição dos erros de Atenas.

Um desses erros, curiosamente, é repetido no telão do Ginásio Nacional de Pequim. Antes das provas, os organizadores passam alguns movimentos imortalizados por ginastas. E o Dos Santos, salto criado pela atleta, é mostrado justamente na apresentação de Atenas, aquela que Daiane gostaria de mudar o final.

Compartilhe: