UOL Olimpíadas 2008 Notícias

10/08/2008 - 10h44

Holanda empata no final e adia classificação dos EUA no futebol

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Após vencer o Japão em sua estréia nos Jogos Olímpicos por 1 a 0, os Estados Unidos só precisavam de mais uma vitória frente a Holanda para garantir a classificação antecipada à próxima fase. Vencia até os 47 do segundo tempo, mas sofreram o empate, deixando o Grupo B indefinido.

Com o empate, os Estados Unidos se mantiveram na liderança da chave, mas agora empatados com a Nigéria, que venceu o Japão por 2 a 1. A Holanda por sua vez alcançou os dois pontos e, para avançar, terá que vencer os japoneses na última rodada.

Necessitando da vitória, os holandeses partiram com tudo para cima dos norte-americanos logo no início do jogo. Aos cinco minutos, o atacante Ryan Babel, do Liverpool (ING), perdeu uma ótima chance de cabeça. Com toques rápidos pelo meio campo, a Holanda dominava o adversário.

Além de Babel, a Holanda contava com o meio campista Drenthe, do Real Madrid, para armar as jogadas de ataque pela esquerda. Apesar de levar mais perigo ao gol norte-americano por este setor, foi pela direita que os holandeses abriram o marcador. Aos 15 minutos, após cruzamento, Babel tocou de cabeça e o goleiro Brad Guzan salvou. No rebote, o atacante se esticou e mandou para as redes.

Após o gol, o time europeu continuou mandando na posse de bola e chegando com perigo ao ataque, principalmente com Babel e Drenthe. Mas, a pressão durou até os 30 minutos. Na parte final da primeira etapa, os Estados Unidos começaram a sair da defesa e a dominar as ações.

Aos 27 minutos, Freddy Adu, o "nome" do país no futebol olímpico, deixou três jogadores holandeses no chão, mas finalizou longe do gol. Sete minutos depois, Adu repetiu a jogada e só foi parado com falta pelos holandeses. Na cobrança, o capitão McBride mandou uma bomba, mas a bola ficou na barreira. A Holanda só chegou à meta norte-americana novamente aos 43 minutos, depois de boa jogada de Emanuelson, que cortou dois marcadores e mandou longe.

Assim como no primeiro tempo, a Holanda começou no ataque a segunda etapa. Logo aos dois minutos, o capitão Hedwiges Maduro subiu mais do que a zaga norte-americana e cabeceou na rede pelo lado de fora.

Os Estados Unidos, diferente da primeira etapa, não demoraram a responder e obrigaram o goleiro adversário Vermeer a se esticar para evitar o gol na cabeçada de McBride. De tanto insistir, a seleção norte-americana igualou o marcador aos 19 minutos. Freddy Adu deu o passe e Sasha Kljestan tocou na saída do goleiro.

O empate esfriou os ânimos holandeses, que não conseguiam encontrar o ritmo de jogo que vinham impondo. Melhor na partida, o time norte-americano partiu para o ataque e em uma bela jogada, Robiie Rogers virou o marcador.

Assim que sofreu o gol, o técnico holandês, Foppe de Haan, chamou o experiente atacante Roy Makaay, um dos jogadores acima de 23 anos da equipe. O atacante não participou de muitas jogadas, mas aos 47 minutos do segundo tempo, viu o companheiro Gerald Sibon empatar.

Compartilhe: