UOL Olimpíadas 2008 Notícias

10/08/2008 - 05h31

Brasil vence o Egito na estréia do vôlei masculino

Lello Lopes
Em Pequim (China)
A seleção brasileira nem precisou mostrar o seu melhor voleibol para derrotar o Egito na estréia do torneio masculino de vôlei. Neste domingo,o time do técnico Bernardinho fez 3 a 0 no adversário, com parciais de 25-19, 25-15 e 25-18, em uma hora e seis minutos.

Esta foi a primeira partida do Brasil depois dos tropeços diante de Estados Unidos e Rússia na Liga Mundial, no mês passado, no Rio de Janeiro. Contra um rival fraco tecnicamente, a seleção manteve a concentração em tempo integral e venceu o confronto sem sustos.

"Tecnicamente não dá para avaliar muita coisa em um jogo como esse. A gente não foi nem acima, nem abaixo da média", disse o técnico Bernardinho.

O Brasil, que luta pelo seu terceiro ouro olímpico, sendo o segundo consecutivo, começou os Jogos de Pequim com os ponteiros Giba e Dante, os centrais André Heller e Gustavo, o oposto André Nascimento, o levantador Marcelinho e o líbero Escadinha como titulares.

E o time iniciou a Olimpíada de maneira arrasadora. Com uma boa participação de Marcelinho no saque, e vibrando bastante em quadra, o Brasil fez 6 a 0 no placar. A partir daí, entretanto, a equipe passou a jogar em um ritmo burocrático, administrando o marcador.

Marcando bem as jogadas ofensivas do Egito, mas sem conseguir colocar em quadra o brilhantismo de um time que já foi duas vezes campeão mundial e é o atual campeão olímpico, o Brasil fechou o set em 25-19.

O desempenho burocrático do Brasil em quadra passou para a arquibancada. Apesar de um grupo de torcedores ter incentivado a seleção, o resto da torcida permaneceu apática, vibrando apenas em jogadas isoladas.

No segundo set, o Egito ainda conseguiu equilibrar as ações no início da parcial, graças ao bom desempenho da defesa. Mesmo assim, em nenhum momento passou a sensação de que iria complicar a vida do Brasil.

A seleção precisou apenas de dois bons ataques de Giba pelo meio para abrir uma vantagem confortável no set. E um bloqueio duplo de Gustavo e Giba definiu a parcial em 25-15.

No terceiro set, Bernardinho fez uma alteração, colocando Murilo no lugar de Dante. O jogo seguiu na mesma dinâmica, com a seleção brasileira dominando as ações e os egípcios tentando, sem sucesso, reverter o placar.

Rodrigão, que quase ficou de fora das Olimpíadas por causa de uma contusão no joelho, Anderson e Bruninho ainda tiveram tempo de entrar antes do bloqueio triplo funcionar para marcar 25-18 e definir a partida.

"Foi uma vitória pessoal estar na Olimpíada", comemorou Rodrigão após o confronto. O próximo compromisso do Brasil será na terça-feira, contra a Sérvia.

Compartilhe: