UOL Olimpíadas 2008 Notícias

10/08/2008 - 05h20

Shawn Johnson e Anastasia Liukin desbancam ginastas chinesas

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Após uma primeira bateria forte, com China e Romênia, a segunda sessão das eliminatórias de ginástica artística feminina foi totalmente protagonizada pelo combinado dos Estados Unidos. Embora não tenham conseguido tirar as chinesas da primeira colocação por equipes, as norte-americanas tomaram as duas primeiras colocações do individual geral que, após a primeira bateria, pertenciam às locais Yilin Yang e Yuyuan Jiang.

AFP/Lluis Gene
Norte-americanas são apresentadas no início da segunda sessão das eliminatórias
AFP/Lluis Gene
Shawn Johnson foi o destaque dos EUA, com boa pontuação nos quatro aparelhos
VEJA IMAGENS DAS ELIMINATÓRIAS
SAIBA COMO FOI A 1ª BATERIA
NOTÍCIAS DE GINÁSTICA ARTÍSTICA
CALENDÁRIO DA MODALIDADE
Como já se esperava, Shwan Johnson foi quem mais brilhou. Detentora de três medalhas de ouro no último Mundial, a jovem ginasta de 16 anos e 1,45 m somou a maior pontuação até o momento, 62,725 pontos, e garantiu, provisoriamente, vaga nas finais dos quatro aparelhos. Johnson foi a segunda melhor no salto, e a terceira no solo e na trave, sinal de que travará uma disputa acirrada com a chinesa Fei Cheng nas decisões. A norte-americana ainda ficou em sétimo lugar nas barras assimétricas.

A segunda colocação do individual geral também foi parar nas mãos de uma ginasta dos Estados Unidos, Anastasia Liukin, que somou 62,375 pontos. A atleta ainda conseguiu o segundo lugar após grande apresentação na trave, prova da qual é bicampeã mundial, e a quarta posição no solo. Liukin também obteve o terceiro lugar nas barras assimétricas, mesmo tendo caído em sua aterrissagem.

Do grupo dos Estados Unidos, a frustração ficou por conta da ex-campeã mundial Chellsie Memmel, que conseguiu apenas o oitavo lugar nas barras assimétricas e dificilmente conseguirá classificação para a final do aparelho. Uma semana antes de estrear nos Jogos, a norte-americana sofreu uma torção no tornozelo que dificultou sua série de treinamentos. Para as Olimpíadas, ela optou por desistir das outras provas apenas para dedicar-se às barras, seu melhor aparelho, mas o esforço pode não ter resultado.

Já a grande decepção da segunda bateria foi a italiana Vanessa Ferrari. Campeã do individual geral no Mundial de 2006 e medalhista de bronze na edição do ano passado, a européia ficou bem abaixo das expectativas. Sem conseguir vaga em nenhuma final por aparelho, Ferrari, que até a segunda sessão é a 12ª colocada, também pode ficar fora da decisão do individual geral.

A terceira bateria começa às 6h, com destaque para as atletas da Rússia e para a alemã Oksana Chusovitina, especialista em saltos. A equipe brasileira estréia apenas às 9h, na quarta e última sessão.

Compartilhe: