UOL Olimpíadas 2008 Notícias

10/08/2008 - 03h25

Chineses esquecem rusgas, e aplaudem japonês no levantamento

Das agências internacionais
Em Pequim (China)
Empolgada pela coragem do azarão japonês Masaharu Yamada na final do levantamento de peso até 56 kg, a torcida chinesa presente neste domingo no Ginásio da Universidade de Aeronáutica e Astronáutica de Pequim esqueceu o ressentimento histórico e aplaudiu com entusiasmo a vitória do halterofilista do país vizinho, primeiro colocado no grupo secundário da categoria.

Após conseguir o pior índice na prova de arranque (106 kg), Yamada arriscou tudo na prova de arremesso e conseguiu erguer 153 kg, revertendo uma desvantagem de 10 kg em relação ao segundo colocado, o tailandês Pongsak Maneetong. A torcida chinesa percebeu o esforço e apoiou, com gritos e aplausos, a estratégia audaciosa de Yamada, de 28 anos.

Contando com uma dupla falha do tailandês, na tentativa de levantar 146 kg na prova de arremesso, Yamada ficou na liderança com um total de 259 kg, um a mais que Maneetong no total. A medalha da categoria deve ser definida às 8h deste domingo, quando será disputada a final do grupo A.

Apesar do esforço de Yamada, o favoritismo é do chinês Long Qingquan, que ergueu um total de 286kg nas provas classificatórias para os Jogos, no início do ano. A marca do chinês, no entanto, ainda está longe do recorde mundial e olímpico de 304 kg, obtido pelo turco Halil Mutlu, em um feito que já dura oito anos.

Compartilhe: