UOL Olimpíadas 2008 Notícias

10/08/2008 - 18h52

Brasileiro quer melhorar marca no levantamento, nesta segunda

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Welisson Silva se prepara para pisar em terreno desconhecido na madrugada desta segunda, em Pequim. O levantador peso-leve vai atravessar o fogo cruzado na disputa entre atletas do leste europeu e chineses pela hegemonia neste esporte de força. O brasileiro participa da disputa olímpica na categoria até 69 kg, a partir das 1h30 (horário de Brasília).

Divulgação/COB
Welisson espera ter melhor desempenho de um brasileiro na modalidade olímpica
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE PEQUIM
IMAGENS DO DIA OLÍMPICO
Com a estréia olímpica de Welisson, o levantamento de peso terá um representante do Brasil após 12 anos de ausência em Jogos Olímpicos. O foco do atleta de Viçosa (MG) será primeiramente melhorar o recorde brasileiro que detém, de 298 kg. "É impossível pensar em pódio agora. Com investimento, podemos disputar medalhas em Londres-2012", disse o atleta ao UOL Esporte.

O último atleta brasileiro a competir no levantamento masculino em Olimpíadas é hoje o técnico que acompanha Welisson em Pequim-2008. Edmilson Dantas defendeu o país nos Jogos de Seul-1988, Barcelona-1992 e Atlanta-1996.

Na categoria em que o Brasil compete, os favoritos são até agora os atletas chineses Zhang Guozheng e Zhiyong Shi, que fizeram dobradinha no pódio do último mundial, levantando 347 kg e 338 kg, respectivamente. Guozheng defende ainda o título olímpico de Atenas-2004 na categoria leve (até 69 kg).

Os chineses foram destaque no último Mundial de Levantamento de Peso, em 2007, ganhando quase a metade das medalhas de ouro no quadro geral.

Em Pequim-2008, 88 países enviaram atletas para a competição de levantamento de peso, participação recorde de acordo com a Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF).


No Brasil, o levantamento de peso foi notícia em 2008 não só pelo esporte. Em abril, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou uma intervenção na Confederação Brasileira de Levantamento de Peso (CBLP), que teve o então presidente afastado do cargo.

O COB apontou irregularidades em processos eleitorais dentro da CBLP, nomeou novo presidente interventor e contratou uma empresa para assumir as funções contábeis da entidade.

Compartilhe: