UOL Olimpíadas 2008 Notícias

09/08/2008 - 20h15

Região muçulmana da China teria sofrido um atentado terrorista

Da AFP
Várias explosões foram ouvidas na província chinesa de Xinjiang - região de maioria muçulmana -, relatou a imprensa oficial, citando testemunhas que disseram terem visto disparos esporádicos pouco depois.

As explosões se produziram entre 3h20 (16h20 de sábado, em Brasília) e 4h (17h em Brasília), em Kuqa, cidade situada no sul de Xinjiang, informou a agência de notícias Nova China. Testemunhas relataram que a polícia isolou a área.

Kuqa tem cerca de 400.000 habitantes, de acordo com a Nova China, e fica a 740km de Urumqi, a capital de Xinjiang, uma região de maioria muçulmana.

Terroristas haviam atacado a província na segunda-feira, dia 4, com o objetivo de travar uma guerra violenta e psicológica contra os Jogos Olímpicos, criticou o secretário do Partido Comunista chinês de Kashgar, Shi Dagang.

"É evidente que esses elementos estão dispostos a travar uma guerra violenta e psicológica contra os Jogos Olímpicos", declarou o funcionário, acrescentando que "eles querem que 2008 se converta em um ano de luto para a China".

Dagang também anunciou a prisão de 18 supostos terroristas estrangeiros envolvidos nesse atentado que custou a vida de 16 policiais, a quatro dias da inauguração dos Jogos Olímpicos de Pequim.

Compartilhe: