UOL Olimpíadas 2008 Notícias

09/08/2008 - 16h03

Com chances nas duplas, brasileiros vêem duelo Federer x Nadal

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O Brasil entra em quadra neste domingo para lutar por uma medalha inédita em um esporte que até pouco tempo era motivo de muito orgulho ao País. Sem Gustavo Kuerten, ex-número um do mundo, pela primeira vez depois de duas Olimpíadas, os tenistas nacionais tentam manter o prestígio da modalidade.

Paulo Whitaker/Reuters
A dupla Marcelo Melo (e) e André Sá (d) estréia na Olimpíada visando medalha
Andy Rain/EFE
Thomaz Bellucci, que faz sua partida inicial neste domingo, diz que não sente pressão
Sebastião Moreira/EFE
Marcos Daniel encara seu carrasco no Roland Garros de 2008, Jurgen Melzer
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE TÊNIS
PÁGINA OLÍMPICA DO ESPORTE
MAIS NOTÍCIAS DE PEQUIM
E o ano de 2008 é propício. O Brasil voltou a ter dois tenistas entre os top 100 do mundo no ranking de simples e vê a dupla André Sá/Marcelo Melo com chances reais de medalha nas Olimpíadas de Pequim.

"Do jeito que a gente vem jogando, dá para fazer história e podemos chegar ainda mais longe", concordou Sá, o mais velho da equipe, com 31 anos, e veterano das Olimpíadas de Atenas-2004.

As atenções dos brasileiros, porém, estarão divididas com o acirramento da disputa entre Roger Federer e Rafael Nadal na briga do ranking mundial. O suíço, que reinou absoluto como número um do mundo por muito tempo, já sabe que perderá a liderança do ranking da ATP no dia 18 de agosto, logo após a disputa na China.

O espanhol Nadal, o virtual número um, pode até perder na primeira rodada em Pequim e mesmo assim garante o novo posto depois de ficar desde 2005 na segunda colocação da lista. O inchaço dos grandes tenistas tem uma explicação: os pontos.

Os Jogos Olímpicos pontuam quase como um Masters Series, a segunda série de torneios mais importante no circuito. O medalhista de ouro leva 400 pontos (em Masters Series são 500) no ranking. A prata leva 280, e o bronze, 205.

Na sombra da briga dos "gigantes", os brasileiros em simples tentam somar mais pontos na lista e defender as cores do Brasil. Até hoje foi Fernando Meligeni, quarto em Atlanta-1996, que mais chegou perto do pódio.

Thomaz Bellucci, que estréia por volta das 8h da manhã deste domingo, como a dupla Melo/Sá, acredita numa boa campanha, mas não vê pressão apesar dos 20 anos. "Jogarei tranqüilo. Independentemente do torneio, sempre procuro me doar ao máximo. É uma competição com excelentes jogadores, como se fosse um Master Series. Para mim, será especial.", afirmou.

Marcos Daniel deve ter estréia no domingo à noite ou segunda pela manhã (horário de Brasil) contra o austríaco Jurgen Melzer. Este foi o carrasco do brasileiro na segunda rodada de Roland Garros em 2008 depois do gaúcho ter passado por Juan Carlos Ferrero na estréia - resultado este que foi definitivo para sua classificação a Pequim.

Compartilhe: