UOL Olimpíadas 2008 Notícias

09/08/2008 - 11h38

China e Japão confirmam favoritismo nas eliminatórias da ginástica

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Os ginastas asiáticos tiveram sucesso nas eliminatórias de ginástica artística masculina disputadas neste sábado. A China foi a primeira colocada por equipes e colocou um de seus ginastas no primeiro lugar do individual geral. O grupo japonês foi o segundo melhor do dia, e o sul-coreano, o quarto.

Os chineses garantiram o primeiro lugar da fase classificatória com 374,675 pontos, seguidos pelos japoneses, com 369,550. A Rússia apareceu em terceiro lugar com 366,225. A decepção ficou por parte da Romênia, que se classificou apenas na oitava colocação, a última entre os finalistas. Os Estados Unidos, desfalcados de seus principais astros, os irmãos Paul e Morgam Hamm, ficaram no modesto sexto lugar. Alemanha e França também se qualificaram.

Na disputa de individual geral, o chinês Wei Yang levou a melhor com 93,875 pontos, classificando-se ainda para três finais por aparelhos. O alemão Fabian Hambuechen confirmou a boa fase e somou a segunda maior pontuação (92,425 pontos), seguido pelo sul-coreano Dae Eun Kim (92,400), medalhista de prata em Atenas-2004.

A Romênia, surpreendentemente, não conseguiu colocar nenhum ginasta entre os 24 finalistas. Como consolo, o país teve três atletas em finais por aparelhos, com destaque mais uma vez para Marian Dragulescu, que obteve a melhor nota do salto (16,762) e a segunda melhor pontuação do solo (15,925), atrás apenas do brasileiro Diego Hypólito. Enquanto isso, Robert Stanescu foi o oitavo nas argolas e Flavius Koczi ficou em quinto no salto, ao lado de Dragulescu.

A final masculina por equipes acontece na segunda-feira, a partir das 23h (horário de Brasília). Já a decisão do individual geral começa à meia-noite de quinta-feira. As finais por aparelhos serão realizadas nos três dias seguintes.

Compartilhe: