UOL Olimpíadas 2008 Notícias

09/08/2008 - 07h54

Alemanha conquista primeira vitória apesar de novo "apagão" de Prinz

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A Alemanha derrotou a Nigéria por 1 a 0 neste sábado em Shenyang, mas ainda não foi capaz de mostrar nos Jogos Olímpicos o futebol que a levou ao título mundial de 2007. Contra as africanas, a equipe alemã teve de suar a camisa muito além do esperado e precisou da lateral-direita Stegemann para balançar as redes pela primeira vez no torneio.

Marcelo Sayao/EFE
Segunda melhor do mundo, a atacante alemã Prinz não teve boa atuação
VEJA FOTOS DA RODADA
ESTADOS UNIDOS VENCEM JAPÃO
CLASSIFICAÇÃO DO GRUPO F
Com o resultado, a Alemanha assumiu provisoriamente a liderança do Grupo F, com quatro pontos. No entanto, pode perder a posição para o Brasil ou Coréia do Norte, que se enfrentam às 8h45 (de Brasília). Já a Nigéria, que sofreu seu segundo revés na competição, se despediu do torneio por antecipação.

O primeiro triunfo alemão, entretanto, passou ao largo da atuação da principal jogadora da equipe. Aatacante Prinz, eleita segunda melhor do mundo nas duas últimas temporadas, não só seguiu sem balançar as redes, como praticamente não assustou as goleiras adversárias.

Mas, se o ataque não conseguiu se destacar, a defesa se mostrou o ponto forte da Alemanha. A goleira Angerer, considerada a melhor do planeta em sua posição, fez defesas importantes neste sábado e impediu uma derrota que deixaria a seleção européia muito próxima da desclassificação.

No primeiro tempo, as alemãs tiveram maior volume de jogo, mas não conseguiram converter em gols as oportunidades criadas. Já a Nigéria, por sua vez, apostou em contragolpes rápidos, mas também pecou na finalização

O gol solitário saiu apenas na segunda parcial. Após ter sofrido enorme pressão das nigerianas lideradas pela veloz meia Michael, Stegemann apareceu bem pela direita para escorar um cruzamento e mandar a bola para o fundo da meta da goleira Dede.

Depois de abrir o placar, as alemãs recuaram e passaram a subir ao ataque somente por meio de ligações diretas. Com os contragolpes rápidos das africanas anulados pela presença fixa de quatro defensoras próximas à área de Angerer, a Alemanha tocou bola e viu o tempo passar.

A Alemanha encerra sua participação no Grupo F em Tiajing, contra a Coréia do Norte, na próxima terça feira, às 6h (de Brasília). Já a Nigéria encara o Brasil, na mesma data e horário, em Pequim.

Compartilhe: