UOL Olimpíadas 2008 Notícias

09/08/2008 - 07h51

Seleção feminina dos EUA vence o Japão e sai do zero

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A seleção dos Estados Unidos conseguiu neste sábado a primeira vitória e o primeiro gol no torneio de futebol feminino dos Jogos. As campeãs olímpicas venceram o Japão por 1 a 0 no estádio Olímpico de Qinhuangdao, pela segunda rodada do Grupo G.

Vincent Thian/AP
Norte-americanas comemoram o gol da vitória sobre a seleção japonesa
VEJA FOTOS DA RODADA
ALEMANHA VENCE NIGÉRIA
CLASSIFICAÇÃO DO GRUPO G
As norte-americanas entraram pressionadas em campo, já que estrearam com derrota por 2 a 0 para a Noruega, na última quarta-feira. O Japão começou com um empate heróico contra a Nova Zelândia - foi buscar o resultado de 2 a 2 após estar perdendo por dois gols.

No início do confronto, os Estados Unidos tomaram a iniciativa e, aos sete minutos, Heather cruzou para a área japonesa e a zaga cortou contra a meta, assustando a goleira Fukumoto. Nos minutos seguintes, o Japão tentou pressionar a saída de bola norte-americana, e chegou perto do gol com um chute cruzado de Kinga, aos 14 minutos.

As ações de ataque, entretanto, eram comandadas pelo time norte-americano, que precisava evitar um novo vexame para continuar defendendo o título olímpico. Aos 27 minutos, Carli Lloyd aproveitou a sobra de um cruzamento e encheu o pé na entrada da área de primeira, marcando um belo gol para os Estados Unidos, o primeiro do time nos Jogos.

O Japão tentava chegar na velocidade, mas pecava na hora da finalização. Aos 32 minutos, Nagasato correu pela direita, entrou na área e criou uma boa chance, mas chutou cruzado e a bola passou à frente da goleira Hope.

No segundo tempo, as japonesas foram para cima, e com menos de dois minutos, Nagasato ficou de frente para o gol após um cruzamento da direita, mas chutou prensado e ganhou apenas escanteio.

A primeira boa chance dos Estados Unidos no segundo tempo foi aos 13 minutos, num chute de fora da área de Shannon Boxx que exigiu uma boa defesa de Fukumoto.

Depois dos primeiros quinze minutos, a seleção norte-americana assumiu o controle do jogo e criou muitas oportunidades, mas sempre com dificuldades para concretizá-las. O placar de 1 a 0, no entanto, já era suficiente para recolocá-las na disputa pelo terceiro ouro olímpico, apesar do pouco brilhantismo.

Com o resultado, os Estados Unidos assumiram a vice-liderança do grupo, atrás da Noruega, que tem melhor saldo de gols e joga ainda no sábado contra a Nova Zelândia. O Japão continua com apenas um ponto e tem remotas chances de classificação.

Compartilhe: