UOL Olimpíadas 2008 Notícias

09/08/2008 - 07h51

Com contagem mínima, Suécia derrota Argentina no futebol feminino

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Com derrotas na estréia dos Jogos Olímpicos, Suécia e Argentina entraram em campo necessitando da vitória para ainda sonharem com uma vaga na próxima fase. Melhor para a Suécia, que com um gol de Nilla Fischer, venceu por 1 a 0 e se manteve com chances de chegar à próxima fase da competição. Já a Argetina está praticamente eliminada das Olimpíadas.

Crédito
A vitória da Suécia ainda mantém a equipe com chances de passar à próxima fase
VEJA A PÁGINA DO FUTEBOL OLÍMPICO
CONHEÇA MAIS SOBRE A SUÉCIA
VEJA A CLASSIFICAÇÃO DO GRUPO E
No seu primeiro jogo, a Suécia havia perdido para a anfitriã China por 2 a 1, sob os olhares de mais de 37 mil chineses. A Argentina não fez diferente e acabou derrotada para o Canadá pelo mesmo placar.

A partida deste sábado começou pouco movimentada no primeiro tempo. A Suécia atacava mais, porém sem assustar a adversária. Já a Argentina apostava nos contra-ataques, mas não tinha qualidade no meio de campo para fazer com que a bola chegasse em boas condições ao ataque.

O jogo só melhorou no final do primeiro tempo, quando a Suécia criou duas oportunidades para abrir o marcador. A primeira com Nilla Fischer, que dominou, virou e bateu à direita da meta da goleira argentina, Vanina Correa. Depois, aos 45 minutos, a capitã Victoria Svensson invadiu a área, mas chutou para fora.

Na segunda etapa, o jogo foi melhor. Com a estratégia de manter a possa de bola e trocar passes rápidos no meio campo, a Suécia deu trabalho à meta argentina. Aos cinco minutos, Frida Ostberg mandou de longe e Correa colocou para escanteio. Na cobrança, Svensson desviou, mas a arqueira argentina interveio novamente.

De tanto insistirem, as suecas abriram o marcador aos 11 minutos. Therese Sjogran levantou na área e Nilla Fischer desviou de cabeça. O gol não mudou o panorama da partida. A Suécia continuou no ataque. A Argentina conseguiu seu primeiro chute ao gol apenas aos 26 minutos.

Nos quinze minutos finais, as equipes voltaram ao ritmo do primeiro tempo e criaram pouco. As suecas resolveram não se arriscarem muito ao ataque. A Argentina teve a última chance aos 47 minutos, mas não teve qualidade para empatar.

Até os Jogos de Pequim, nenhuma das duas seleções conseguiu ouro no futebol olímpico. Nas três edições anteriores, a China foi quem chegou mais perto, com a prata nos Jogos de Atlanta-1996. A melhor posição sueca aconteceu em Atenas-2004, com um quarto lugar. Na ocasião, a Suécia foi eliminada pelo Brasil na semifinal.

Compartilhe: