UOL Olimpíadas 2008 Notícias

09/08/2008 - 06h34

Espanhol ganha ouro na estrada, e Fisher fica em inédito 20º lugar

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Na disputa da prova masculina de estrada, o espanhol Samuel Sanchez conquistou a medalha de ouro neste sábado, na maratona que teve 6h23min49s de duração.

No sprint final, o italiano Davide Rebellin conquistou a prata e o suíço Fabian Cancellara que, a dez quilômetros do final, fez uma brilhante arrancada, diminuindo os quinze segundos de distância que o separavam do terceiro lugar.

O brasileiro Murilo Fisher, que ficou a maior parte da prova entre os vinte primeiros do pelotão, terminou na 20º colocação, a melhor marca de um brasileiro na história das Olimpíadas na prova de estrada, atingindo, assim, o principal objetivo do brasileiro: manter-se entre os primeiros, o chamado pelotão de elite.

Depois de realizar o sonho de disputar uma Olimpíada em Sydney-2000, quando ficou no 89º lugar, e ficar na 62ª colocação, em Atenas, a 8min51 do italiano Paolo Bettini, dono da medalha de ouro em 2004, o brasileiro conseguiu, em Pequim, conquistar o melhor desempenho do Brasil na história dos Jogos Olímpicos.

Foram 143 ciclistas enfrentando, além do vácuo, o forte calor, que os obrigava a abrir seus uniformes, durante aproximadamente seis horas e meia de prova. Os ciclistas passaram por dez bairros de Pequim, largando em Yongdingmen, uma das antigas entradas da cidade, e fazendo a chegada em Yanqing, onde fica um dos lugares mais populares da Muralha da China.

Outro brasileiro que disputou a prova, Luciano Pagliarini, medalhista de bronze no Pan do Rio, em 2007, que já tinha admitido agir como coadjuvante para a conquista de Murilo, e estava com dores por conta de uma pedra no rim esquerdo, ficou no 90º lugar.

Mesmo adaptando o selim da bicicleta para tentar "enganar" o problema, o paranaense, que cortou um pedaço da espuma de seu assento, para que a região dolorida não fosse pressionada durante o percurso, ficou em último lugar, 44min38s a mais que o primeiro colocado.


Compartilhe: