UOL Olimpíadas 2008 Notícias

09/08/2008 - 02h15

Lourenço perde e Brasil fecha primeiro dia longe do pódio no judô

Bruno Doro
Em Pequim (China)*
Após a derrota de Sarah Menezes, o brasileiro Denílson Lourenço também foi eliminado neste sábado, em sua segunda luta no torneio olímpico de judô. O lutador paulista perdeu para o tcheco Pavel Petrikov no ginásio da Universidade de Ciência e Tecnologia de Pequim e depois não avançou à repescagem, pois seu algoz foi derrotado na luta seguinte.

Kim Kyung-Hoon/Reuters
Lourenço teve um começo animador, mas depois não manteve a série de vitórias
MAIS FOTOS DO JUDÔ EM PEQUIM
SARAH PERDE E É ELIMINADA
Mais agressivo no início do combate, tentando sempre agarrar a perna do brasileiro, o tcheco pontuou a três minutos do final, com uma técnica de sacrifício. Inicialmente, foi marcado um yuko, que depois foi mudado para koka.

Em vantagem, o tcheco continuou mirando as pernas de Denílson, que se defendia. A um minuto do final da luta, o brasileiro tentou ataque, mas acabou levando um contra-golpe e sofreu um yuko, que definiu a luta.

"Ele me enrolou na luta, não consegui encaixar. Eu queria ficar mais no chão e foi ele que ficou se jogando só pra ganhar tempo, fazendo muitos ataques falsos. Mas a maioria das lutas são assim. Eles ficam se jogando no chão pra ganhar tempo e às vezes os juízes acham que ele deu o ataque", lamentou o atleta do clube Pinheiros.

Esta foi a segunda vez que os dois se enfrentaram em uma competição oficial. A primeira aconteceu há dois anos na Copa do Mundo de Praga. Daquela vez, porém, o paulista levou a melhor.

Lourenço iniciou a disputa atrás de todos os outros rivais da chave e por isso foi o primeiro a entrar no tatame nas Olimpíadas. Após derrotar o brasileiro, Petrikov encarou o uzbeque Richod Sobirov e manteve vantagem de koka até o fim do duelo, mas o rival empatou no fim.

Melhor preparado fisicamente, Sobirov continuou com melhor ritmo no golden score até que o tcheco foi punido por segurar a calça do adversário. Com a derrota de Petrikov, Lourenço abandonou a disputa.

Em sua primeira luta, o brasileiro ainda venceu o ucraniano Maksym Korotun por ippon, após imobilizar o adversário. No início do duelo, o brasileiro teve total domínio da pegada e forçou uma punição ao rival por entrada falsa. Logo em seguida, o ucraniano devolveu o koka com um golpe por baixo.

Lourenço não se abateu e manteve o domínio na luta. Após realizar uma boa passagem no solo, o atleta do clube Pinheiros conseguiu inverter Korotun e imobilizá-lo por 25 segundos para ficar com a vitória sem grandes dificuldades.

Esta foi a segunda participação de Lourenço em uma Olimpíada - antes ele havia disputado os Jogos Olímpicos de Sydney-2000, onde parou na primeira rodada. Em junho deste ano, o atleta chegou a realizar uma cirurgia no joelho direito e precisou interromper seus treinamentos, mas não teve sua participação em Pequim ameaçada.

Atualizada às 03h24

Compartilhe: