UOL Olimpíadas 2008 Notícias

09/08/2008 - 12h37

Duelo de gigantes marca estréia do pólo aquático neste sábado

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Dois jogos masculinos abrem na noite deste sábado (manhã de domingo, na China) a competição de pólo aquático nos Jogos Olímpicos de Pequim. Na partida mais aguardada, a equipe de Montenegro, campeã européia em julho, enfrenta às 23h50 (em Brasília) a seleção da Hungria, que busca o tricampeonato olímpico em Pequim.

Os países do Leste Europeu vêm dominando os campeonatos masculinos da modalidade nos últimos anos, com a ocupação total do pódio em Sidney-2000 e Atenas-2004. A Espanha, que enfrenta o Canadá neste sábado, na outra partida do Grupo A, é um dos poucos países com chances de quebrar esta hegemonia de medalhas - no Mundial de 2006, os espanhóis conseguiram a terceira colocação.

O pólo aquático feminino, que participa pela terceira vez dos Jogos Olímpicos, possui maior equilíbrio entre os países. Para as mulheres, a competição começa na segunda-feira, com a estréia da atual campeã olímpica, a Itália, contra a Rússia, bronze em Sidney-2000, além de outras três partidas.

O Brasil, que ficou de fora dos Jogos no masculino e no feminino, nunca conquistou medalhas olímpicas na modalidade. A decisão da medalha de ouro do pólo aquático nos Jogos de Pequim está marcada para o dia 24 de agosto, no Centro de Natação Yingdong, que também abrigará provas do pentatlo moderno.

Compartilhe: