UOL Olimpíadas 2008 Notícias

08/08/2008 - 23h18

Com recorde mundial, tcheca conquista o primeiro ouro de Pequim-2008

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
O tiro esportivo foi a primeira modalidade a dar medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim e também foi marcado pelo primeiro recorde mundial igualado e um olímpico quebrado, durante a disputa da carabina de ar de 10 m, nesta sexta-feira. Katerina Emmons, da República Tcheca, fez 400 pontos nas eliminatórias e igualou a melhor marca da categoria no mundo, feita por Sun-Hwa Seo, da Coréia do Sul, em 2002. Logo depois, voltou a vencer na final e garantiu a medalha de ouro, com 503,5 pontos.

A marca mundial de Emmons foi atingida quando ela conseguiu acertar o alvo de suas 40 tentativas com perfeição nas eliminatórias. O antigo recorde olímpico era de 399 pontos e com o resultado, Emmons partiu para a final da prova com a melhor pontuação.

Na final, ela venceu uma das favoritas Lioubov Galkina, da Rússia, que ficou com a medalha de prata, com 103,1 pontos. Quem completou o pódio foi Snjezana Pejcic, da Croácia, com 101,9 pontos.

"Só posso dizer que me sinto estupidamente bem", festejou a atiradora, que antes da disputa não teve muito a comemorar. "Tive dores de cabeça pela manhã. Eu me senti muito mal e não conseguia imaginar como seria atirar me sentindo tão mal".

Emmons ofereceu as flores recebidas pela vitória à rival chinesa Du Li, apenas quinta colocada, mas uma das favoritas da prova. A tcheca lamentou a pressão sofrida pelos atletas do país sede. "Eu lidei com muita pressão, mas obviamente havia muito mais sobre ela", completou a campeã.

A atiradora tcheca vem de bons resultados. Ela foi campeã mundial em 2002 e conquistou a medalha de bronze na carabina em Atenas-2004, quando ainda se chamava Katerina Kurkova - hoje usa o sobrenome do marido, Matt Emmons, também atirador nos Jogos. Além disso, ela foi vice-campeã mundial em 2006, campeã européia em 2007 e vice nesta temporada e é a atual vencedora da Copa do Mundo, disputada justamente em Pequim.

Emmons tem tradição de família no tiro esportivo, uma vez que seu pai também foi campeão da modalidade.

Homens
Na pistola de ar de 10 m masculina, o chinês Wei Pang ficou com a medalha de ouro, ao fazer 688,2 pontos na final. Na segunda posição ficou Jong Oh Jin, da Coréia do Sul, com 684,5 pontos; o bronze foi para Jong Su Kim, da Coréia do Norte, que somou 683,0 pontos. Pang compensou a decepção da compatriota Du Li, campeã em Atenas-2004, que terminou apenas em quinto lugar na prova femimina.

A primeira prova do tiro masculino foi a fossa olímpica. Na eliminatória, houve um empate na primeira posição. O italiano Giovanni Pellielo e o tcheco David Kostelecky encerraram a terceira etapa do dia empatados em primeiro lugar.

Cada atirador totalizou 73 pratos, dividindo a liderança. Neste sábado serão realizadas a quarta e quinta rodadas desta eliminatória, com início marcado para às 22h (horário de Brasília).


*Atualizada às 5h05.

Compartilhe: