UOL Olimpíadas 2008 Notícias

08/08/2008 - 17h35

No futebol, Brasil não deve mais usar uniforme oficial

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A seleção brasileira de futebol não vai mais usar a camisa oficial durante a disputa dos Jogos Olímpicos de Pequim. É o que informa em seu site oficial, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) nesta sexta-feira.

Bruno Freitas/UOL
Na China, apenas torcedores poderão usar uniforme da CBF, que lembra o penta
SÉRVIOS PEDEM VOLTA DE ATLETAS
DANIELA ALVES JOGA PARA O TIME
OLIMPÍADAS COMEÇAM OFICIALMENTE
O presidente da instituição, Ricardo Teixeira recebeu do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) o pedido para que o time brasileiro não utilize mais o seu uniforme usual, que ostenta, inclusive, o pentacampeonato mundial, representado nas cinco estrelas acima do escudo da CBF.

A solicitação foi sob o argumento de que o uso do uniforme poderia prejudicar a candidatura brasileira para sediar as Olimpíadas de 2016.

Segundo o próprio site da CBF, Ricardo Teixeira decidiu atender ao pedido para evitar qualquer transtorno ou constrangimento no que se refere à campanha do Brasil para ser sede dos Jogos daqui a oito anos. A Fifa já foi comunicada sobre a decisão.

O COI (Comitê Olímpico Internacional) exigia o uso do logotipo dos comitês nacionais em todos os uniformes, não permitindo a utilização dos escudos das federações. As seleções de futebol do Brasil poderiam utilizar o símbolo do COB, mas devido a incompatibilidade com os fornecedores de material esportivo, isso não deve ocorrer.

Assim, é provável que o Brasil utilize de forma improvisada, uma camiseta com uma bandeira do país no lugar do emblema da CBF.

Compartilhe: