UOL Olimpíadas 2008 Notícias

08/08/2008 - 15h07

Em classes diferentes, Ainslie e Scheidt disputam título de maior da vela

Bruno Doro
Em Pequim (CHN)
Robert Scheidt e seu maior rival, o inglês Ben Ainslie, estão em classes diferentes, mas a rivalidade continua a mesma. Nos Jogos Olímpicos de Pequim, sem a sombra do cinco vezes medalhista Torben Grael, os dois lutam pelo posto de maior velejador olímpico de sua geração.

AFP PHOTO
Robert Scheidt, foi o porta-bandeira do Brasil na Cerimônia de abertura dos Jogos
BRASIL SEM FAVORITISMO NA VELA
VEJA FOTOS DO BRASIL NO DESFILE
OLIMPÍADAS COMEÇAM OFICIALMENTE
A dupla tem o mesmo currículo nos Jogos. Em três participações, duas medalhas de ouro e uma de prata para cada um deles. Octacampeão mundial da classe Laser e hoje campeão mundial da Star, Scheidt estréia na nova classe ao lado de Bruno Prada sem o mesmo favoritismo de anos anteriores.

Ainslie, já há oito em seu novo barco, o Finn, chega com o mesmo status anterior. Desde 2000, quando bateu Scheidt e conquistou seu primeiro ouro olímpico, ele foi campeão mundial da Finn cinco vezes, além de ter levado seu segundo título nas Olimpíadas, em Atenas.

Desde a Grécia, Ainsle não perde uma competição na classe. É verdade que, no período, passou dois anos dedicados à America's Cup, mas seu domínio é inegável. "Foi fácil voltar a velejar de Finn. Fiquei dois anos afastado e achei que meus dias de velejador olímpico tinham acabado. Mas foi só uma questão de recuperar a parte física", conta o inglês.

Quem também está na disputa pelo posto almejado por Scheidt e Ainslie é a dupla austríaca Roman Hagara e Hans Peter Steinacher. Os dois são bicampeões da Tornado, que deixará o currículo olímpico em Londres-2012.

Compartilhe: