UOL Olimpíadas 2008 Notícias

08/08/2008 - 18h00

Em Pequim, brasileiros entram na raia para melhorar marcas pessoais

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Em uma competição em que os brasileiros chegam com muito pouca ou nenhuma chance de medalha, o remo terá seus seis representantes nacionais atuando somente nas provas masculinas e femininas de skiff simples e skiff duplo leve. Sem nunca ter chegado entre os dez primeiros nesta temporada, os brasileiros caem na água com a intenção de melhorar suas marcas pessoais.

Wander Roberto/Divulgação COB
Bronze no Pan do Rio-2007, Nocetti tenta melhorar a 13ª colocação de Atenas-2004
Caio Guatelli/Folha Imagem
No skiff simples, Fabiana Beltrame vai particiar de sua segunda Olimpíada
ESTRUTURA AGRADA REMADORES
PERFIS DOS ATLETAS DO REMO
VEJA FOTOS DA ABERTURA
Na prova de Fabiana Beltrame, o skiff simples feminino, vale acompanhar uma das atletas mais dominantes do remo na atualidade. Aos 37 anos, bielorussa Ekaterina Karsten levou o bronze em Barcelona-1992, ouro em Atlanta-1996 e Sydney-2000 e a prata em Atenas-2004. A derrota na capital grega, inclusive, foi a última da veterana que está invicta desde então. A responsável pela façanha foi Katrin Rutschow-Stomporowski, já aposentada.

Mas Pequim não verá só favoritismo em suas raias. O remo também reserva ao público algumas boas rivalidades sobre barcos. No skiff simples, por exemplo, as medalhas olímpicas estão em aberto. Mahe Drysdale, da Nova Zelândia, atual campeão e recordista mundial, e Olaf Tufte, ouro em Atenas, são dois dos candidatos. Outra boa disputa acontecerá no skiff duplo leve, onde os atuais recordistas mundiais dinamarqueses Mads Rasmussen e Rasmus Quist brigarão remada a remada contra Zac Purchase e Mark Hunter, do Reino Unido, que ainda não perderam em 2008.

Na tradicional prova do Oito com timoneiro, a tricampeã olímpica Romênia viu seu reinado cair no último mundial, em 2007, quando foram superadas pelas norte-americanas. Desde então, os Jogos de Pequim são encarados como a decisão final entre os dois times.

O Reino Unido é outro país que pode ver o seu reinado chegar ao fim, mas na prova do Quatro sem. Os bicampeões olímpicos sofreram com uma série de contusões às vésperas dos Jogos e estão vendo o crescimento meteórico do time holandês, que rema junto desde 2005.

Aposentadas após o ouro olímpico de 2004, Georgeta Damian-Andrunache e Viorica Susanu, da Romênia, retornaram em 2007 e pretendem recuperar o trono no Dois sem. Atualmente, o domínio na prova cabe às bielorussas Yulia Bichyk e Natalia Helakh, as atuais campeãs mundiais.

O skiff duplo feminino certamente terá todas as atenções do público local voltadas para Qin Li e Lian Tian, da China. Juntas desde 2006, a chinesas estão invictas desde o título mundial em 2007. O mesmo domínio acontece na competição masculina com os neozelandeses Rob Wadell e Nathan Cohen, ainda imbatíveis este ano.

Compartilhe: