UOL Olimpíadas 2008 Notícias

08/08/2008 - 15h46

Handebol deve melhorar sua classificação, mas ainda sem medalhas

Do UOL Esporte
Em São Paulo
No handebol, não há jogo fácil para os brasileiros. Os ouros em Jogos Pan Americanos mostraram que o país já é muito forte no esporte nas Américas, mas as reais potências da modalidade estão mesmo na Europa. Todos os ouros olímpicos até hoje foram para os europeus, com exceção de Seul - 1988 e Barcelona - 1992, quando o time feminino da Coréia do Sul conseguiu quebrar a hegemonia do velho continente.

Entre os homens, a atual campeã olímpica Croácia continua como uma das grandes favoritas ao ouro. Os croatas ficaram em segundo lugar na Liga Européia, atrás apenas da Dinamarca. Os dinamarqueses venceram a Liga Européia e chegam a Pequim com a melhor das expectativas. Já a Alemanha, atual campeã mundial e que tem no handebol um de seus principais esportes, também tem grandes chances de subir ao pódio.

O time masculino do Brasil chega para esta olimpíada abalado com a saída de um de seus principais jogadores. Jaqson foi pego no doping pouco antes do time embarcar para Pequim. A substância usada por Jaqson não foi divulgada, mas especula-se que tenha sido maconha, que não traz nenhuma vantagem física ao atleta, mas é proibida pelo Comitê Olímpico Internacional. A notícia só foi divulgada uma semana depois, seguida do anúncio da convocação de Alexandre Rodrigues.

A chave brasileira é uma das mais difíceis, já que conta com Croácia, os atuais campeões olímpicos, França (terceiro lugar na Liga Européia), Polônia, Espanha e China. Mesmo tendo sido medalha de ouro no Pan em 2007, a equipe brasileira não está entre as favoritas a medalhas em Pequim. O objetivo do masculino é chegar às quartas-de-final.

O time brasileiro feminino tem chances de voltar com melhor classificação do que os homens. Muitas das atletas atuam fora do país, jogando um handebol de alto nível. Tricampeãs no Pan, elas já são consagradas as melhores do continente. Mas no feminino, a situação hegemônica da Europa se mantém. Neste sábado, às 9h45, as brasileiras pegam a Alemanha na estréia.

A Dinamarca, que venceu três olimpíadas seguidas (Atlanta - 1996, Sydney - 2000 e Atenas - 2004), não conseguiu se classificar para Pequim. A Coréia do Sul, vencedora em Seul- 1988 e Barcelona - 1992, está com o time renovado. Suas atuais atletas já não mostram o mesmo vigor das campeãs aposentadas e perderam o campeonato asiático para o Cazaquistão.

As meninas da Rússia são as atuais campeãs mundiais e favoritas ao ouro. Elas começaram sua escalada para o pódio em 2005, vencendo o campeonato mundial. Antes disso, a Rússia chegou a ganhar medalhas olímpicas como União Soviética, a última foi um bronze em Seul - 1988. Em Pequim, as russas estão seguidas de perto pela Noruega, atual campeã européia.

As brasileiras foram sétimo lugar em Atenas - 2004. Nos últimos anos, elas fizeram boas atuações e chegaram a ganhar de algumas das equipes mais fortes da modalidade, como Noruega e Rússia, o que mostra que o time tem potencial para alcançar as quartas e até as semifinais. Na primeira fase, as meninas enfrentam Rússia, Alemanha, Hungria, Coréia do Sul e Suécia.

Compartilhe: