UOL Olimpíadas 2008 Notícias

08/08/2008 - 14h43

Torneio olímpico de esgrima inicia nesta sexta; Brasil estréia dia 12

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Com provas femininas de sabre individual, as competições de esgrima começam a ser disputadas a partir das 23h desta sexta-feira (em Brasília) nos Jogos Olímpicos de Pequim. A delegação brasileira, composta apenas pelos esgrimistas João Souza e Renzo Agresta, tem remotas chances de medalha e estréia no dia 12.

Na busca por uma boa colocação em Pequim, o gaúcho João Souza, bronze na prova do florete no Pan do Rio e estreante em Olimpíadas, terá uma preocupação a menos. O italiano Andrea Baldini, líder do ranking mundial, foi afastado dos Jogos de Pequim pelo Comitê Olímpico Italiano, após ser flagrado em exame antidoping realizado em julho.

Com isso, os principais adversários do brasileiro no florete serão os favoritos alemães Peter Joppich, atual campeão mundial, e Benjamin Kleibrink, bronze no Mundial de 2007. Além deles, o francês Brice Guyart, campeão olímpico em Atenas, é forte candidato a repetir o feito em Pequim.

Já Renzo Agresta, de 23 anos, tentará novamente sua primeira medalha em Olimpíadas, após participar dos Jogos de Atenas 2004. Na Grécia, Agresta foi eliminado na segunda fase da disputa de sabre individual pelo campeão mundial da modalidade, o ucraniano Vladimir Lukashenko.

Em Pequim, Agresta terá como principais concorrentes o russo Stanislav Poznidiakov, campeão mundial em 2007, e o italiano Aldo Moltano, atual campeão olímpico e número 1 do ranking. A estréia de Renzo Agresta nos Jogos será contra o egípcio Gamal Edlin El Sayed, no dia 12, enquanto que João Souza enfrenta o japonês Yuki Ota, no dia seguinte.

Nos Jogos Olímpicos, as competições de esgrima são disputadas em eliminação direta simples. A esgrima estará em Pequim com dez provas, uma a menos que em Atenas, mas segue com disputas em três tipos diferentes de armas: o sabre, a espada e o florete.

Compartilhe: