UOL Olimpíadas 2008 Notícias

07/08/2008 - 17h50

Brasileiros campeões mundiais pegam chave complicada no judô

Bruno Doro
Em Pequim (China)
Rodrigo Farah
Em São Paulo
O sorteio das chaves olímpicas do judô não foi dos melhores para os atletas brasileiros. Os três campeões do mundo, João Derly, Tiago Camilo e Luciano Corrêa, terão pela frente outros favoritos à conquista do ouro logo em suas primeiras lutas e, ao que tudo indica, precisarão repetir o desempenho do último Mundial para ter sucesso em Pequim.

TRIO CAMPEÃO MUNDIAL
Rabin Mohgrabi/AFP
Corrêa pegou a chave mais difícil na China
Arquivo/Folha Imagem
Camilo enfrentará o japonês no 1º duelo
Bruno Domingos/Reuters
João Derly nunca combateu o sul-coreano
FIJ LIBERA INSCRIÇÃO DE ANDRESSA
GUILHEIRO FESTEJA 25º ANIVERSÁRIO
A chave mais complicada para o Brasil é a da categoria meio-pesado masculino. Logo em sua primeira luta, o brasiliense Luciano Corrêa enfrentará o holandês Henk Grol, campeão europeu e número 1 do ranking mundial. Se passar pelo adversário, ele lutará contra Fréderic Demontfaucon (França), campeão mundial em 2001, ou Ariel Zeevi (Israel), vice-mundial no mesmo ano e atual número dois do ranking.

"Esta é a chave mais difícil dos brasileiros. O Grol tem sido o judoca mais competitivo da Europa e o Luciano vai enfrentá-lo logo na primeira luta. É um atleta difícil e que confunde muito. O Luciano vai ter que entrar esperto. E se ele passar, na segunda luta também tem um rival difícil. Agora, temos de torcer para ele lutar como no Mundial, amassando todo mundo", comentou o técnico da seleção masculina, Luis Shinohara.

Tiago Camilo é outro que terá uma árdua missão na China. A exemplo de Corrêa, o meio-médio é cabeça-de-chave número um, mas lutará o primeiro combate contra o japonês Takashi Ono. Até hoje, os dois já se enfrentaram duas vezes, ambas no Campeonato Mundial de 2005, no Cairo (Egito). No primeiro embate, o judoca asiático levou a melhor - na chave individual -, mas no dia seguinte foi a vez de o paulista ficar com a vitória - na disputa por equipes.

"O Tiago já ganhou e já perdeu para esse japonês, mas pode se sair bem. O estilo encaixa e vai ser bom para ele enfrentar alguém forte no começo. Acho que é o japonês quem tem de ficar mais preocupado", afirmou confiante Shinohara.

Do mesmo lado da chave encontram-se outros judocas de nome, como Aljaz Sedev (Eslovênia), Ole Bischof (Alemanha) e Mehman Azizov (Azerbaijão). Os outros favoritos Guillaume Elmont (Holanda) e Jae-Bum Kim (Coréia do Sul) estão na parte de baixo da súmula, longe de Camilo.

As judocas brasileiras também não terão um caminho fácil na China, pois encaram rivais de renome nas primeiras lutas a exemplo dos homens. A meio-pesado Edinanci Silva é o principal exemplo.

Mesmo sem participar da primeira rodada, ela fica na espera logo em seguida pela russa número um do ranking mundial, Vera Moskalyuk.

Já a médio Mayra Aguiar estreará contra Leire Iglesias, da Espanha, experiente lutadora da categoria. No meio-médio, Danielli Yuri terá como primeira rival uma sul-coreana (Ja-Young Kong), assim como a leve Ketleyn Quadros, que enfrentará Sin-Young Kang.

Nos pesos mais leves, a santista Andressa Fernandes deve ter vitória tranqüila sobre a dominicana Maria Garcia enquanto a ligeiro Sarah Menezes encara a húngara Eva Csernoviczki, sexta colocada no ranking mundial.
TIME FEMININO TAMBÉM TEM SORTEIO DIFÍCIL EM PEQUIM
Já o bicampeão mundial dos meio-leves, João Derly, entrará no tatame contra Joo-Jin Kim (Coréia do Sul), vencedor da última Copa do Mundo da França. Seu adversário é considerado um dos mais fortes da chave, principalmente depois de ter derrotado o japonês Masato Uchishiba na final da competição em Paris.

Duelo contra ucranianos
Os outros judocas brasileiros da classe masculina tiveram um sorteio mais favorável, marcado pelos duelos contra atletas da Ucrânia. O pesado João Gabriel Schlittler é um deles. Ele enfrenta Yevgeni Sotnikov, que tem como melhor resultado o terceiro lugar no Campeonato Europeu deste ano.

O ligeiro Denílson Lourenço também tem um adversário do mesmo país: Maksym Korotun, atual campeão da Copa do Mundo de Praga. Já o médio Eduardo Santos deve ter poucas dificuldades contra o chinês Yanzhu He para depois encarar o ucraniano Valentyn Grekov.

Fechando a classe masculina, o leve Leandro Guilheiro pode ter duas vitórias fáceis sobre o argentino Mariano Bertolloti e o sul-africano Marlon August. Em sua terceira luta, porém, o atleta de Suzano deverá se deparar com o sul-coreano Ki Chun Wang, atual campeão mundial e principal nome da categoria.

Compartilhe: