UOL Olimpíadas 2008 Notícias

07/08/2008 - 09h28

Brasil usa calor, juiz e grama para justificar dificuldades na estréia

Bruno Freitas
Em Shenyang (China)
Depois da suada vitória sobre a Bélgica por 1 a 0 na estréia das Olimpíadas, a seleção masculina de futebol se contagiou com o discurso padrão de reclamação de seu técnico para analisar as dificuldades da partida desta quinta-feira em Shenyang. Dunga e seus comandados listaram uma série de tópicos que, na opinião do time, atrapalhou o desempenho diante dos belgas.

Entre as dificuldades, o forte calor do verão no Norte da China, as condições do gramado e o desempenho do árbitro Khalil Al Ghamdi encabeçam as reclamações dos brasileiros.

"Essa grama dificultou muito o jogo da seleção. A bola chega pulando, parece uma grama sintética. É impossível dominar de primeira e dar o passe de segunda. Tira toda a velocidade do jogo", comentou o volante Hernanes, autor do gol que livrou o Brasil do empate aos 33min do segundo tempo.

Dunga, por sua vez, criticou em seu discurso pós-jogo a grama e voltou a tocar na dificuldade de preparar o time para as Olimpíadas de Pequim com apenas 15 dias de preparação. Mas o grande 'vilão' para o treinador foi o calor de Shenyang.

"Com essa temperatura fica muito difícil jogar. Você praticamente tem que jogar numa sauna, de tão quente", esbravejou o técnico, que nos últimos dias disparou até contra a comida do hotel que hospeda a seleção.

Até Ronaldinho Gaúcho, que geralmente adota tom diplomático, pontuou seus comentários sobre a partida com reclamações.

"O árbitro parou muito o jogo, a cada choque físico, muitas vezes. Isso prejudicou bastante o andamento do jogo, o jeito de jogar da seleção", comentou o camisa 10 brasileiro.

Mas, no meio de diversas justificativas para as dificuldades da estréia, sobrou até um elogio para o adversário. "Eles jogam muito bem defensivamente. Quando perdem a bola, ficam todos atrás da linha da bola. Pelo alto também são muito bons", declarou Dunga.

Depois da vitória na estréia, o Brasil volta a campo pelos Jogos Olímpicos contra a Nova Zelândia no domingo, mais uma vez na cidade de Shenyang. O confronto é válido pelo grupo C do torneio masculino do futebol.

Compartilhe: