UOL Olimpíadas 2008 Notícias

06/08/2008 - 12h32

Alemães dão aval para permanência de Diego e Rafinha na China

Bruno Freitas
Em Shenyang (China)
Em comunicado conjunto nesta quarta-feira, os clubes alemães Werder Bremen e Schalke 04 informaram que liberam os jogadores Diego e Rafinha para a disputa dos Jogos Olímpicos de Pequim pela seleção brasileira.

Horas antes, os dois times da Alemanha haviam tido ganho de causa na Corte Arbitral do Esporte, que se posicionou a favor dos clubes na questão da inexistência de obrigatoriedade de liberação de atletas para os Jogos de Pequim, sendo eles com mais ou menos de 23 anos (idade olímpica).

No entanto, a liberação dos dois atletas está condicionada a um gesto da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Os clubes alemães querem que a entidade se responsabilize por eventuais lesões que Diego e Rafinha possam sofrer ao longo das Olimpíadas.

O Werder Bremen, de Diego, e o Schalke 04, de Rafinha, haviam apresentado reclamação junto à Corte Arbitral do Esporte, assim como o Barcelona fizera em relação à liberação olímpica de Lionel Messi para a seleção argentina.

Na decisão proferida ao longo da quarta-feira, a CAS argumentou que "o torneio olímpico de futebol não está incluído no calendário, e não existe uma decisão específica do Comitê Executivo da Fifa que estabeleça a obrigação por parte dos clubes de liberar jogadores menores de 23 anos para este campeonato".

A Corte Arbitral do Esporte ainda manifestou que a decisão não alterava o status de convocação dos jogadores, mas pedia um entendimento amigável entre as partes envolvidas na polêmica.

Com aval definitivo de seus respectivos clubes, Diego e Rafinha estarão em campo pela seleção brasileira nesta quinta-feira, às 6h (horário de Brasília), na partida de estréia nos Jogos de Pequim contra a Bélgica. Os dois jogadores treinaram como titulares na equipe de Dunga ao longo da semana na China, nos dias que antecederam a disputa.

Compartilhe: