UOL Olimpíadas 2008 Notícias

06/08/2008 - 07h51

'Magia' de Marta tarda, e Brasil empata na revanche contra alemãs

Bruno Freitas
Em Shenyang (China)
Primeiras atletas do Brasil a entrar em ação nos Jogos de Pequim, dois dias antes da abertura oficial, as meninas da seleção de futebol empataram com a Alemanha por 0 a 0 nesta quarta-feira, na largada do torneio olímpico, na cidade de Shenyang.

AP
A atacante Marta, muito marcada, teve atuação destacada somente no final
AP
Cristiane foi a melhor pela esquerda e obrigou goleira alemã a fazer boa defesa
AP
Lingor durante desarme sobre Formiga; brasileiras pararam na marcação alemã
VEJA MAIS FOTOS DA PARTIDA
PÁGINA ESPECIAL DAS OLIMPÍADAS
MARTA LAMENTA GOL PERDIDO
BRASIL JÁ PROJETA OURO
Na reedição da final da Copa do Mundo do ano passado, as brasileiras ficaram sem a sonhada revanche contra as alemãs, que bateram o time de Marta, Cristiane e companhia por 2 a 0 na decisão de 2007, em revés assumidamente traumático para o time nacional.

Com o resultado, Brasil e Alemanha ficam com um ponto somado no grupo F do torneio feminino, que também conta com Nigéria e Coréia do Norte.

O tão esperado duelo entre Marta e Prinz, as jogadoras que concentram os cinco últimos troféus de melhor do mundo da Fifa (dois da brasileira e três da alemã) teve vantagem da alagoana, que brilhou apenas nos últimos minutos, enquanto que a rival pouco apareceu.

No primeiro tempo, a atual bicampeã da premiação da Fifa, a atacante brasileira pegou poucas vezes na bola, errou passes e não conseguiu levar vantagem em lances individuais contra a marcação das atuais campeãs mundiais, baseada essencialmente na força física.

Marta ainda perdeu excelente chance de gol no 2º tempo, dentro da área, após rebote da goleira rival. Mas, nos últimos 10 minutos, a brasileira despertou em duas chances de matar o jogo, com chute de fora da área e uma arrancada com bola dominada.

Em um jogo que sobrou nervosismo das duas partes, as jogadas de excesso de força e os erros de passe superaram os momentos de beleza técnica. No entanto, o time do técnico Jorge Barcellos se saiu bem no confronto aéreo, principal virtude ofensiva da Alemanha.

Tecnicamente, as alemãs conseguiram uma pequena vantagem no 1º tempo. O quarteto de frente do Frankfurt, atual campeão de clubes da Europa, com Lingor, Garafrekes, Prinz e Smisek, assustou o Brasil em jogadas de bola área pela linha de fundo principalmente no primeiro tempo. Mas a defesa brasileira e, principalmente a goleira Andréia Suntaque, se saiu bem no desafio. Na etapa complementar, o Brasil foi melhor graças a boas jogadas de Daniela Alves, Cristiane e, no final, de Marta.

Sem gols, o grande agito da torcida nas arquibancadas do estádio Olímpico de Shenyang ficou a cargo das aparições de Ronaldinho Gaúcho no telão. A estrela brasileira, que entra em campo na quinta pela seleção masculina, esteve com os companheiros nas tribunas para incentivar o time feminino.

A seleção feminina do Brasil volta a campo nos Jogos de Pequim no próximo sábado, às 7h45 (horário de Brasília), quando enfrenta a Coréia do Norte, mais uma vez na cidade de Shenyang.

O jogo
Com raras oportunidades claras de gol, o primeiro tempo começou com boa jogada brasileira aos 3min, quando Daniela bateu falta, a bola passou pela defesa alemã e quase enganou a goleira Angerer. A resposta alemã veio pelo alto três minutos mais tarde, com eficiente intervenção de Andréia Suntaque no centro da área após cruzamento.

Marta conferiu raro instante de brilho à partida aos 11min, quando ganhou na corrida da marcação, cortou para a linha de fundo com estilo e serviu Cristiane, que desviou de cabeça por cima do travessão.

Mas foi a Alemanha que ameaçou com mais perigo o gol do Brasil, aos 23min, com Smisek. Depois de um vacilo da marcação brasileira na lateral, a atacante foi acionada pelo alto e acertou o travessão em desvio de cabeça. As campeãs mundiais voltaram a assustar aos 40min, na primeira boa aparição de Prinz, que finalizou perto da trave esquerda de Andréia.

No segundo tempo, a Alemanha ameaçou pelo alto com Krahn, aos 10min, em raro instante de desatenção do Brasil em jogadas pelo alto. Cinco minutos mais tarde, Smisek saiu na cara de Andréia, mas desperdiçou a chance.

Logo em seguida, Cristiane exigiu boa defesa de Angerer. Aos 22min, foi a vez de Marta desperdiçar chance de gol, após rebote concedido pela goleira adversária.

O Brasil voltou a pressionar em cobrança de escanteio aos 37min. Marta arrematou de longe mas Angerer. A camisa 10 ainda teve outra boa chance a poucos minutos do fim. Marta arrancou em velocidade, e tentou tocar na saída da goleira. A brasileira, porém, viu mais uma vez a chance de uma estréia vitoriosa morrer nas mãos de Angerer.

Brasil
Andréia Suntaque; Simone, Andréia Rosa, Tânia Maranhão, Renata Costa; Maycon, Rosana, Formiga, Daniela Alves; Marta e Cristiane (Pretinha).
Técnico: Jorge Barcellos

Alemanha
Angerer; Stegemann, Krahm, Hingst, Bresonik;, Behringer (Bajramaj), Lingor, Laudher, Garefrekes; Smisek (Okoyino) e Prinz
Técnico: Silvia Neid

Data: 06/08/2008 (quarta-feira)
Local: estádio Olímpico de Shenyang (China)
Arbitragem: Kari Seitz (EUA)
Auxiliares: Marlene Duffy e Verônica Perez (EUA)
Cartão amarelo: Tânia Maranhão (BRA)

Compartilhe: