UOL Olimpíadas 2008 Notícias

06/08/2008 - 04h53

Lesão de judoca brasileira foi causada em treino com o irmão

Lello Lopes
Em Pequim (China)
Um movimento causado pelo irmão no último minuto do último treino no Brasil definiu o corte da judoca Érika Miranda dos Jogos Olímpicos de Pequim. Nesta quarta-feira, a atleta explicou como sofreu a lesão no joelho direito que a tirou da Olimpíada.

Divulgação/Fotocom
Érika, recém-cortada da equipe de judô, contundiu-se em treino com o seu irmão
RESERVA VETADA POR TELEFONE
CORTE FOI POR LESÃO NÃO CURADA
O infortúnio aconteceu em Belo Horizonte, antes da partida da delegação brasileira para o período de aclimatação no Japão. "Fui fazer um joga-joga e na última projeção o meu irmão (Yuri, de 18 anos) caiu em cima do meu joelho. Na hora ficou um pouco dolorido, mas nunca imaginei que fosse tão grave", disse a atleta. "O treino já tinha acabado. Eu que pedi para fazer mais uma vez", completou.

Segundo a judoca, o irmão ficou arrasado ao ler a notícia do corte. Érika, entretanto, trata de tranqüilizá-lo. "Ele ficou desesperado. Mas ele tem que ficar bem para que eu possa ficar bem também."

No Japão, mesmo com o joelho machucado, Érika participou de alguns treinamentos. Como a atleta não melhorava, a comissão técnica da equipe brasileira decidiu realizar exames mais detalhados. Uma ressonância magnética foi feita na Vila Olímpica, e o resultado indicou que a atleta não teria condições de disputar os Jogos.

Ao receber a notícia de que seria cortada, Érika tentou convencer a comissão técnica de que ainda poderia competir. Com a negativa, desabou. "Foi muito grande a choradeira, mas faz parte. Lavei a alma", confessou a atleta, que vai permanecer na Vila Olímpica ao lado das companheiras de equipe.

Wagner Castropil, médico da delegação de judô, confirma a necessidade de dar um descanso para Érika. A atleta será operada quando voltar para o Brasil. "Ela tem uma lesão grande no joelho, em dois ligamentos. Se ela participasse das Olimpíadas teria chance de ter outra lesão muito mais séria", disse.

O corte de Érika mudou os planos da família no Brasil. Os parentes da atleta tinham viagem marcada para a China, mas cancelaram as passagens.

Apesar de estar fora dos Jogos Olímpicos, Érika ainda consegue ver um fato positivo em seu corte. "Isso que aconteceu foi ruim para mim, mas para as meninas que ficaram talvez seja uma motivação a mais", afirmou.

Compartilhe: