UOL Olimpíadas 2008 Notícias

06/08/2008 - 02h31

Tufão Kammuri obriga brasileiros a cancelar treino em Macau

Bruno Doro *
Em Macau (China)
O tufão Kammuri, que está passando pela região de Macau nesta quarta-feira, obrigou a equipe brasileira de atletismo a cancelar o treino da manhã. A delegação está no antigo território português desde o dia 1º de agosto, para a aclimatação para os Jogos Olímpicos de Pequim. A viagem para a capital chinesa está marcada para o dia 10.

Flávio Florido/UOL
Atletas brasileiros como Maurren Maggi, do salto em distância, tiveram treino adiado
LIU XIANG SOFRE PRESSÃO NA CHINA
PÁGINA ESPECIAL SOBRE ATLETISMO
LEIA OS PERFIS DOS BRASILEIROS
O BRASIL NOS JOGOS OLÍMPICOS
Os alertas estão ativos desde o início do dia de terça-feira e, na manhã desta quarta (noite de terça no Brasil), o nível subiu para 8 (ventos fortes e tempestades), que fecha pontes e aeroportos.

Segundo o observatório meteorológico de Macau, o alerta deve ser substituído para nível 3 somente às 20h (9horas em Brasília) - inicialmente, a previsão era de descer o nível do alerta às 19h. A tempestade tropical está se afastando da região e já atingiu o continente chinês, pela província de Guangdong. Hong Kong, sede do hipismo nos Jogos Olímpicos, também estava sob alerta nível 8 mas já substituiu por nível 3.

A equipe brasileira de atletismo está hospedada em um hotel na ilha de Taipa e desistiu de aguardar que o sinal seja relaxado. Com isso, o treino da noite desta quarta-feira foi suspenso. "O alerta ainda não mudou e precisaríamos de uma hora ainda para entrar na pista. Com isso, não teremos tempo", informa o chefe da delegação, Martinho Nobre.

Segundo o serviço meteorológico local, o centro da tempestade tropical já está a 170 km a sudoeste de Macau. No meio do dia, o fenômeno chegou a 90 km a sul do antigo território português registrou ventos de 63 km/h a 117 km/h, com rajadas de até 180 km/h.

Desde o início da manhã a situação na península ficou problemática, mas sem danos materiais graves. A comunicação com Hong Kong foi cortada às 4 horas da manhã e restabelecida no fim da tarde. As pontes e transportes públicos foram fechados às 8h, mas já foram reativados. O porto interior, região na península longe da ilha de Taipa, onde está a delegação brasileira, sofreu inundação, causada pela subida do nível do mar.

* Atualizada às 8h20

Compartilhe: