UOL Olimpíadas 2008 Notícias

06/08/2008 - 09h22

Maria Mutola se despede dos Jogos com ex-técnico de Joaquim Cruz

Bruno Doro
Em Macau (China)
A moçambicana Maria Mutola é uma lenda do atletismo. Um dos maiores nomes da história da prova dos 800 metros rasos, ela completará cinco participações nos Jogos Olímpicos quando correr em Pequim-2008. Aos 35 anos, começou sua carreira nos Jogos em Seul, em 1988.

AFP
A atleta de Moçambique terá uma ajuda brasileira para tentar a medalha olímpica
BRASILEIRA COMPETE COM PAI PRESO
LIU XIANG SOFRE PRESSÃO NA CHINA
PÁGINA ESPECIAL SOBRE ATLETISMO
"Era bem novinha, tinha apenas 14 anos", lembra a atleta. Hoje, 20 anos depois, se prepara para sua despedida do cenário olímpico orientada por um brasileiro. Seu treinador é Luiz Alberto Oliveira, o mesmo que trabalhou com Joaquim Cruz, único atleta de pista do atletismo nacional campeão olímpico, ouro na mesma prova em que Mutola é especialista, em Los Angeles-1984.

"Eu estive com Luiz no mês passado, treinando. A relação é muito boa. A gente fala a mesma língua e a comunicação é mais fácil", conta Mutola, dona de 11 títulos mundiais, incluindo conquistas indoor e outdoor.

A aposentadoria foi definida para Pequim há algum tempo e Mutola teve de lutar para chegar competitiva até a China. "Estou satisfeita por ter conseguido isso, depois de muitas lesões que sofri nos últimos quatro anos. Foi difícil. Conseguir chegar foi uma vitória. Agora é a última fase do meu projeto", explica a corredora.

Campeã olímpica em Sydney-2000, Mutola defendeu o primeiro lugar em Atenas-2004 com uma lesão. Apesar de uma distensão, ela ainda terminou em quarto lugar na decisão da prova na Grécia. Entre 2005 e 2006, seguiu tendo problemas com o corpo, desgastado após tantos anos como atleta de alto nível.

Superados os problemas, ela segue mais empolgada do que em edições anteriores dos Jogos Olímpicos. "Este ano, as Olimpíadas são melhores porque é meu ultimo ano. Estou mais motivada e com a cabeça pra cima. Quem sabe eu não ganho mais uma medalha", disse a moçambicana.

A receita para tamanha longevidade, e otimismo, segundo ela, é simples. "O segredo é educação e disciplina. As duas coisas contam. E traçar metas. Eu tracei as minhas e queria chegar até Pequim. E aqui estou eu. Espero que tudo corra bem".

Compartilhe: