UOL Olimpíadas 2008 Notícias

05/08/2008 - 16h55

Abalada, Érika Miranda busca consolo com companheiras da seleção

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Um dos principais nomes do judô feminino brasileiro, a meio-leve Érika Miranda recebeu a notícia de que não participaria das Olimpíadas por volta do meio-dia desta terça-feira (horário de Brasília). Logo após ser informada, a atleta correu para avisar as companheiras da seleção nacional na Vila Olímpica, algo bastante elogiado pela técnica da equipe, Rosicléia Campos.

Eduardo Knapp/Folha Imagem
Érika Miranda, medalha de prata no Pan do Rio-2007, ficou abalada com a notícia
DERLY JÁ SONHA COM AS LUTAS
IRMÃS VIRAM SPARRINGS NO JUDÔ
"A reação dela foi muito bonita de se preocupar com as outras cinco. Eu disse às outras meninas que tudo o que Érika queria era uma chance de entrar no tatame e lutar em Pequim e ela não vai ter. Então que todas aproveitem essa chance que terão e dêem o máximo", afirmou a treinadora, também emocionada.

"Se estamos passando por mais essa dificuldade é por algum motivo. Vamos superar a tristeza. Eu continuo acreditando muito num belo resultado do judô feminino do Brasil", completou Rosicléia Campos, que tenta liderar as outras cinco judocas à primeira medalha olímpica do país na classe feminina.

Érika Miranda desfalcará o Brasil devido a uma lesão no joelho direito confirmada após exame dos médicos da CBJ (Confederação Brasileira de Judô) e do COB (Comitê Olímpico Brasileiro). Ela ainda receberia a visita de sua mãe, Lúcia, e do irmão, Iuri, em Pequim. Entretanto, a própria atleta pediu ao familiares para não embarcarem.

"É uma pena o sonho acabar assim. Participar das Olimpíadas é um resumo de toda a minha vida até aqui. Mas sei que terei uma segunda Olimpíada para participar", conformou-se a judoca.

O ex-técnico da seleção feminina e atual treinador de Érika no Minas Tênis, Floriano Almeida, também ficou muito abalado com o corte. Ele confirmou que a atleta está desolada, mas sinalizou que decisão da comissão brasileira foi a mais correta.

"Ela [mãe] já falou com a Érika e tentou acalmar a filha, que, segundo ela, está arrasada. Somente o tempo vai ajudá-la. O momento agora é de muita calma. A decisão de não competir foi de bastante equilíbrio, visando a carreira da atleta. Ela retorna ao Brasil no dia 12 próximo. Em seguida, serão tomadas todas as decisões necessárias", disse Floriano.

Compartilhe: