UOL Olimpíadas 2008 Notícias

05/08/2008 - 05h25

João Derly se diz pronto e afirma "lutar até dormindo"

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A seleção brasileira de judô desembarcou nesta terça-feira em Pequim, para a disputa dos Jogos Olímpicos e na tentativa de somar outros ouros ao quadro de medalhas brasileiro. Os judocas do país passaram por uma aclimatação de 13 dias em Osake, no Japão, e esbanjaram otimismo para a disputa, que tem início sábado.

Bruno Domingos/Reuters
João Derly afirmou estar 110% preparado para tentar uma medalha nas Olimpíadas
IRMÃS VIRAM SPARRINGS NO JUDÔ
"Estou muito bem preparado para pisar o tatame", afirmou Luciano Corrêa campeão no Mundial de 2007 entre os meio-pesados (até 100 kg). "Se eu for bem na primeira luta, tenho certeza de que conquistarei uma medalha, não importa de que cor. Vou trabalhar forte para não deixar a ansiedade atrapalhar".

Quem tem sonhado intensamente com o pódio é o bicampeão dos leves (até 66 kg), João Derly. "Tenho lutado até dormindo", brincou o judoca. "Estou 110%, tanto física quanto emocionalmente. Vivo a melhor fase da minha vida e me encontro num estágio superior ao do Mundial de 2007".

Os atletas procuram descartar que a pressão possa prejudicar o desempenho durante os Jogos e evitar este fator é uma das maiores metas da comissão técnica. "O trabalho será tirar qualquer peso das costas dos atletas e deixá-los concentrados unicamente nas lutas, sem qualquer tipo de pressão", disse o chefe da equipe, Ney Wilson Pereira da Silva.

Quem reconheceu o nervosismo foi a brasiliense Ketleyn Quadros. Em sua primeira Olimpíada, a judoca da categoria leve (até 57 kg) admitiu um friozinho na barriga. "Mas nada irá influir negativamente na hora do tatame".

O Brasil vem de dois bronzes em Atenas-2004, conquistados por Leandro Guilheiro e Flávio Canto, e tentará somar mais medalhas às 12 que totaliza nos Jogos Olímpicos.

Compartilhe: