UOL Olimpíadas 2008 Notícias

04/08/2008 - 22h18

Atleta da seleção de handebol do Brasil é flagrado no antidoping

Lello Lopes
Em Pequim (China)*
O armador da seleção brasileira de handebol Jaqson Kojoroski foi excluído da equipe que disputará os Jogos Olímpicos de Pequim. Segundo informou a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), ele foi cortado por ter dado positivo em um exame antidoping, de substância não revelada.

AP/Thanassis Stavrakis
Armador Jaqson Kojoroski, de amarelo, em ação nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004
CONFIRA O PERFIL DO JOGADOR
PÁGINA DO HANDEBOL EM PEQUIM
VEJA O CALENDÁRIO DA MODALIDADE
"Nós da Confederação Brasileira colocamos todos os atletas à disposição do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), para a realização de exames antidoping, justamente para coibir esse tipo de atitude e infelizmente aconteceu esse caso", afirmou o presidente da entidade, Manoel Luiz Oliveira, em nota oficial.

A CBHd informou que Jaqson seria substituído pelo pivô Alexandre Rodrigues, da Unopar/Londrina. Mas, segundo o COB, Jaqson não estava na lista de atletas inscritos na Olimpíada. Alexandre Rodrigues vai a Pequim na vaga do armador esquerdo Gustavo Cardoso, cortado por lesão.

Jaqson era nome comum em todas as convocações da seleção nos últimos anos. O armador fez parte do grupo que conquistou os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo-2003 e voltou a integrar a equipe nacional em Atenas do ano seguinte.

Quarto maior goleador brasileiro nas Olimpíadas, Jaqson marcou um total de 16 gols no campeonato, atrás somente dos armadores Bruno Souza e Adalberto e do ponta Helinho.

Em 2007, o jogador chegou a romper os ligamentos do cotovelo no meio da disputa das quartas-de-final do Pan-Americano do Rio de Janeiro. Entretanto, sabendo da gravidade da lesão, Jaqson despistou os médicos e se recusou a fazer exames no local.

Mesmo com o problema, o armador decidiu continuar na equipe sem poder participar das investidas ofensivas do time. Ele participou dos dois últimos jogos atuando apenas na defesa e ajudou o Brasil a garantir o bicampeonato.

"Só ficamos sabendo hoje [terça-feira] O Jaqson estava conosco durante a preparação no Japão, mas voltou para resolver problemas pessoais. O Alexandre Rodrigues chega dia 7", despistou Cássio Marques, chefe da equipe de handebol brasileira, que disse não saber qual substância foi detectada no exame do armador.

A seleção inicia a jornada em Pequim no próximo domingo, às 3h (horário de Brasília) contra a França. A equipe comandada pelo técnico espanhol Jordi Ribera está no grupo considerado o mais difícil da competição, que também conta com Polônia, Espanha, Croácia e China.

* atualizada às 10h07

Compartilhe: