UOL Olimpíadas 2008 Notícias

03/08/2008 - 02h08

Natação encerra aclimatação em Macau com teste de "maiôs velhos"

Bruno Doro
Em Macau (China)
A equipe brasileira de natação fez, neste domingo, seu último treino na piscina olímpica de Macau. O local abrigou o time durante o período de aclimatação para os Jogos de Pequim, que começam na próxima sexta-feira.

Flávio Florido/UOL
Brasileiros ainda aguardam a chegada do LZR, maiô que será usado nas Olimpíadas
O ÚLTIMO TREINO EM MACAU
PÁGINA ESPECIAL DE PEQUIM-08
Em sua despedida do antigo território português, os nadadores fizeram o treino usando maiôs de competição. O novo LZR, da Speedo, maiô revolucionário usado em praticamente todos os recordes mundiais quebrados nesta temporada, segue uma incógnita.

Neste domingo, foram usados os maiôs da geração antiga. Os novos trajes ainda não chegaram às mãos dos nadadores brasileiros. Após acordo do Comitê Olímpico Brasileiro, Confederação de Desportos Aquáticos e a Speedo, os LZR do time verde-amarelo serão entregues apenas na Vila Olímpica.

"Eles testaram os macacões antigos porque, se não se acostumarem com os novos que receberão em Pequim, será esse que vão usar nas Olimpíadas", explicou o chefe da delegação brasileira, Rômulo Noronha.

A maioria dos nadadores ainda não sabe qual equipamento usará em Pequim. Thiago Pereira, por exemplo, quer testar dois novos trajes: o macacão LZR e o Blueseventy, usado por competidores da maratona aquática, que dá mais flutuabilidade.

Rodrigo Castro, que deve nadar os 200 m livre e os revezamentos 4x100 m e 4x200 m livre, também vai esperar para tomar uma decisão. "Eu devo usar o LZR para os 100 m, mas acho que para provas mais longas ele não é tão apropriado. Então, nos 200 m, devo usar outro material", explicou o nadador, o mais velho do time com 29 anos.

A natação brasileira embarca nesta segunda-feira para Pequim, para o período final de treinamento antes da estréia nos Jogos Olímpicos. O primeiro a cair na água é Thiago Pereira, que nada as eliminatórias dos 400 m medley às 7h30 (Brasil).

Compartilhe: