UOL Olimpíadas 2008 Notícias

02/08/2008 - 14h44

"Meninas Malvadas" embala sonho de medalha de Jade

Lello Lopes
Em Pequim (China)
Mesmo sendo forte candidata a se tornar a primeira ginasta do país a conquistar uma medalha olímpica, Jade Barbosa não perde o ar adolescente. E este pode ser um trunfo da atleta na Olimpíada de Pequim, que começa na próxima sexta.

Lello Lopes/UOL
Jade Barbosa recebe orientações do técnico Oleg Ostapenko durante treino
DIEGO ADIA DEFINIÇÃO SOBRE SALTO
PÁGINA ESPECIAL DA OLIMPÍADA
Alçada à grande estrela do esporte nacional no ano passado, com o sucesso no Pan-Americano do Rio de Janeiro, Jade Barbosa chega a Pequim com a responsabilidade de obter um feito inédito: uma medalha olímpica na modalidade.

Para diminuir a ansiedade antes da estréia na Olimpíada, a ginasta tenta se focar nos treinamentos. "Eu penso que cada treino é um treino, e cada dia é um dia", disse Jade neste sábado, após mais uma sessão de exercícios comandada pelo técnico Oleg Ostapenko.

Na horas de folga, a atleta tenta distrair a cabeça ao lado das companheiras de seleção. "A gente fica vendo filme, conversando, ouvindo música. Gosto muito de filme adolescente", disse Jade.

Na bagagem que a atleta levou a Pequim está um desses filmes: Meninas Malvadas, estrelado pela estrela teen Lindsay Lohan. Trata-se da história do turbulento relacionamento entre meninas em um colégio norte-americano.

Tímida, Jade Barbosa quer ver turbulências apenas na tela da TV. A carioca de 17 anos estreante em Olimpíadas tem na fala mansa e no olhar assustado duas das suas principais características.

Por isso, Jade ficou muito assustada com o assédio da imprensa na chegada da delegação de ginástica artística a Pequim, na sexta-feira. "No Japão (onde a equipe passou por um período de adaptação) a gente estava bem protegida, ninguém falava português. Aqui foi um choque", disse, bem mais tranqüila, neste sábado.

Compartilhe: