UOL Olimpíadas 2008 Notícias

02/08/2008 - 09h04

Thiago Pereira recorre a técnicas contra ansiedade em Pequim

Mariana Lajolo
Da Folhapress
Em Pequim (China)
Thiago Pereira está na sua melhor forma física, fez ótimos treinamentos, está com bons tempos. Para que tudo isso se transforme no resultado esperado nos Jogos de Pequim, o nadador trabalha agora para conter a ansiedade.

Em Atenas-2004, o brasileiro chegou à Grécia credenciado a uma medalha pela conceituada revista Sports Illustrated. De repente, ganhou holofotes como nunca imaginara.

Reconhece ter sentido o nervosismo na hora de competir. O nadador acabou tendo como melhor resultado naquela Olimpíada um quinto lugar.
Para evitar que a cabeça o atrapalhe agora na China, Thiago procurou um psicólogo para ajudá-lo com técnicas de relaxamento e de concentração.

Aprendeu formas de respiração para usar nos momentos de tensão e recebeu orientações de trabalhos para ficar mais confiante e tranqüilo antes de mergulhar para a competição.

"Uma das coisas trabalhadas foi trazer para a memória momentos que para ele foram importantes. Pensar nesses momentos em que ele nadou bem, conseguiu grandes objetivos e lembrar de como ele estava se sentindo", afirma o técnico Fernando Vanzella.

Dois momentos não devem sair da cabeça de Thiago Pereira durante a Olimpíada: os seis ouros conquistados nos Jogos Pan-Americanos do Rio, no ano passado, e a quebra do recorde mundial dos 200 m medley em piscina curta (de 25 metros).

"Em Atenas, estava muito mais ansioso. Agora, mais maduro, acho que estou preparado para suportar a pressão", afirma o especialista nas provas de quatro estilos.

"Procuro não pensar muito nisso [em cobranças por medalhas]. Meu primeiro objetivo é chegar às finais. Depois pensarei na medalha", acrescenta ele, que em Pequim nadará os 200 m e 400 m medley e o 4 x 200 m livre.

Após o Pan do Rio, o nadador fez uma série de ajustes em seu dia-a-dia para evitar o assédio excessivo. Thiago, 22, continuou morando em Belo Horizonte, mas contratou uma equipe para cuidar de sua agenda, filtrou os convites para eventos e programas de TV e limitou as suas entrevistas a apenas uma vez por semana. Na piscina, o fluminense de Volta Redonda investiu em competições fora do Brasil e em três semanas de treinos na altitude de Sierra Nevada (Espanha).

"Tudo o que a gente tinha para fazer, já fizemos. O Thiago já está se sentindo mais leve, estamos no caminho certo. Agora é pensar em uma coisa de cada vez, primeiro a eliminatória, depois a semifinal, depois a final", afirma Vanzella.

Fisicamente, o nadador brasileiro está com apenas 9% de gordura corporal - ganhou massa magra e força.

Thiago só não sabe ainda que maiô vestirá nos Jogos de Pequim. Quando chegar à Vila Olímpica, o atleta, que está em fase de treinamento com a seleção nacional em Macau, receberá o LZR Racer, peça que vestiu nadadores na esmagadora maioria das quebras de recordes neste ano. O atleta também está testando outro traje.

"Isso [o maiô] quem vai decidir é ele. É como quando você vai a uma festa. Tem que ir com a roupa com que se sente melhor", declara Vanzella.

Compartilhe: