UOL Olimpíadas 2008 Notícias

01/08/2008 - 15h45

Esgrimista Baldini, da Itália, é banido da delegação por doping

Das agências internacionais
Em Roma (Itália)
O esgrimista italiano Andrea Baldini é mais um atleta na lista dos banidos por doping antes mesmo de começarem os Jogos Olímpicos de Pequim-2008. O teste revelou que Baldini usou diuréticos durante o último Campeonato Europeu, em Kiev, na Ucrânia.

Antonio Calanni/AP
Esperança italiana de ouro, Baldini está fora das Olimpíadas pelo uso de diurético
ÚLTIMAS SOBRE OLIMPÍADAS
IMAGENS DO DIA NA CHINA
Aos 22 anos, medalha de prata nos mundiais em 2006 e 2007, Baldini está fora do time italiano de esgrima que competirá as Olimpíadas na China, revelou a Federação Italiana de Esgrima (FIE) em comunicado nesta sexta-feira.

O esgrimista tem coletiva de imprensa marcada para esta sexta, em Milão, onde deve prestar explicações sobre o acontecido. A agência de notícias ANSA chegou a publicar um comentário do italiano dizendo que "não tomou coisa alguma", mas a federação responsável pelo atleta não confirmou a informação.

O presidente da FIE, Giorgio Scarso, revelou estar muito desapontado com o resultado do teste de Baldini. O atleta teve a urina coletada em Praga, na República Tcheca, e após exames foi comprovada a presença da substância inibidora de apetite furosemida.

A FIE requisitou uma análise da contraprova apresentada, e anunciou que vai fazer sua própria investigação. Mas segundo o próprio presidente da instituição declarou à BBC, no novo teste que sai no início da próxima semana "há 99% de chance de ser confirmado o resultado já obtido".


Baldini era tido como candidato ao ouro olímpico. Seu substituto ainda não foi anunciado, mas, segundo a ANSA, deverá ser Andrea Cassara, que levou duas medalhas em Atenas-2004, uma de ouro, por equipes, e outra de bronze no florete individual. A Itália foi a grande vencedora na modalidade durante a competição, com sete medalhas no total.

Compartilhe: